Nota Oficial da Direção do Campus Realeza

Publicado em: 30 de agosto de 2019 15h08min / Atualizado em: 02 de setembro de 2019 14h09min

Nesta sexta-feira (30), a Presidência da República nomeou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, o novo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para exercer o cargo a partir do próximo dia 31 de agosto. O escolhido foi o professor Marcelo Recktenvald, que estava em terceiro lugar da lista tríplice protocolada no Ministério da Educação (MEC) no último dia 27 de junho.

Embora a reconheça como legítima, a Direção do Campus Realeza vê com surpresa a nomeação do professor Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor da UFFS, especialmente considerando as práticas consuetudinárias acumuladas pelas universidades brasileiras após 1988 e amplamente respeitadas por governos anteriores.

Considerando o estrito cumprimento da legislação atinente, observado tanto na Consulta Prévia e Informal, quanto nos trâmites internos do Conselho Superior da Instituição na composição da lista tríplice, a Direção do Campus Realeza vê com preocupação a decisão de não se respeitar o princípio da escolha democrática produzida pela comunidade universitária (acadêmica e regional).

Por oportuno, reforçamos nosso compromisso com a defesa da UFFS como universidade laica, pública, popular, democrática e instrumento de inclusão social.

Marcos Antônio Beal
Diretor da UFFS – Campus Realeza

Realeza-PR, 30 de agosto de 2019.