Novos conceitos e práticas sobre bem-estar animal na produção de ovos são apresentados na UFFS
Cerca de 100 pessoas participaram das palestras realizadas no Auditório do Hospital Veterinário Universitário do Campus Realeza.

Publicado em: 03 de outubro de 2018 15h10min / Atualizado em: 03 de outubro de 2018 17h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza e a Embrapa Suínos e Aves-SC promoveram, nesta terça-feira (2), um treinamento sobre bem-estar animal na produção de ovos comerciais. Novos conceitos e práticas foram apresentadas durante o evento que contou com a participação de produtores, estudantes e professores de Graduação e Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária. Cerca de 100 pessoas participaram das palestras realizadas no Auditório do Hospital Veterinário Universitário da UFFS.

Nas explanações, os palestrantes reforçaram que a produção atual deve estar voltada para o bem-estar animal, já que essa é uma tendência mundial. "Isso não tem mais volta e é mundial. Não é apenas no Brasil. Na Europa já está implementado e a sociedade tem cobrado, então é algo que veio para ficar", comentou um dos organizadores Paulo Giovanni Abreu, da Embrapa Suínos e Aves.

Cerca de 100 pessoas participaram das palestras realizadas no Auditório do Hospital Veterinário Universitário do Campus Realeza (Ariel Tavares/UFFS)

Os pesquisadores apontaram que a produção de ovos comerciais com ênfase no bem-estar animal está associada a sanidade animal, a saúde e bem-estar das pessoas e a sustentabilidade dos sistemas socioeconômicos e ecológicos. Também apresentaram modelos de criação de aves fora de gaiolas, entre outras práticas que consideram alimentação e alojamentos adequados, proporcionando a boa saúde e permitindo o comportamento natural das aves.

Abordaram, ainda, a necessidade de transparência para o consumidor sobre o sistema de produção, o posicionamento de grandes redes de fast-food na eliminação do uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas, novas tendências de mercado, além da apresentação de pesquisas nacionais e internacionais sobre bem-estar animal na produção.

Nesta quarta-feira (4), o mesmo treinamento ofertado na UFFS - Campus Realeza será promovido na Universidade Estadual de Maringá (UEM), outra instituição parceira nas atividades.