Pesquisas do curso de Medicina Veterinária são premiadas em Conferência Internacional
Trabalhos acadêmicos receberam o primeiro e o segundo lugares na 2ª Conferência e Mostra Científica Internacional em Bem-Estar Animal

Publicado em: 02 de outubro de 2018 10h10min / Atualizado em: 02 de outubro de 2018 16h10min

Duas pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza foram premiadas durante a 2ª Conferência Internacional em Bem-Estar Animal, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, na Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF) Campus Palmital, em Chapecó-SC.

As pesquisas premiadas são das acadêmicas Andressa Silveira dos Santos, que recebeu o primeiro lugar pelo estudo sobre a "Avaliação da interação humano-animal em vacas leiteiras criadas em diferentes sistemas", e Roselaine Kelly Peretti, que recebeu o segundo lugar com a "Avaliação do bem-estar animal de cães domiciliados no município de Realeza-PR". Ambos os trabalhos foram desenvolvidos durante o Trabalho de Conclusão do Curso das acadêmicas, com orientação da professora Denise Maria Sousa de Mello, em parceria com bolsistas e voluntários do Programa de Extensão em Bem-Estar Animal da UFFS, coordenado pela professora Susana Regina de Mello Schlemper.

Pesquisas foram feitas em parceria com bolsistas e voluntários do Programa de Extensão em Bem-Estar Animal da UFFS (Divulgação/UFFS)

O primeiro estudo, que foi apresentado pela orientadora, buscou avaliar de que forma a interação humana pode afetar o bem-estar animal de vacas leiteiras. A partir do teste de distância de fuga (que mede a distância que um avaliador pode se aproximar antes que o animal reaja, afastando-se), foram realizados testes em criações que utilizam os sistemas de criação extensivo, semi-intensivo e intensivo.

A maior aceitação de aproximação do observador aconteceu no sistema extensivo nos períodos de inverno e verão. Já nos sistemas intensivo e semi-intensivo apresentou-se menor nas mesmas épocas," o que pode indicar um manejo aversivo e, consequentemente, um menor grau de bem-estar animal" aponta a pesquisa.

Já a segunda pesquisa, que foi apresentada pelo mestrando Davi Fernando Alba - um dos parceiros no projeto -, teve como objetivo verificar as condições de bem-estar dos cães domiciliados na área central da cidade de Realeza. A partir do estudo, notou-se a presença de parasitas nos animais, a inadequação da alimentação, a restrição da movimentação, entre outras inadequações. A conclusão apresenta que há necessidade de "realizar orientações aos tutores sobre conceitos de guarda responsável e bem-estar animal, para que se consiga produzir melhorias para a qualidade de vida dos cães".