PPG-SBPAS integra encontro de pós-graduação na área de Saúde e Reprodução Animal
Outros três programas de pós-graduação também participam da organização do evento, que somou cerca de 300 inscrições.

Publicado em: 01 de dezembro de 2020 15h12min / Atualizado em: 01 de dezembro de 2020 19h12min

Com objetivo de discutir avanços na área de reprodução animal, além de compartilhar experiências e pesquisas sobre o tema, o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é um dos organizadores do evento on-line que reúne outros três programas de pós-graduação. Iniciado nesta segunda (30), o encontro segue até o dia 4 de dezembro e traz 15 palestras com pesquisadores brasileiros e internacionais.

Cerca de 300 pessoas estão inscritas para participar das atividades. No primeiro dia, discutiu-se aspectos da pós-graduação em Medicina Veterinária no Brasil, com a presença do professor  Rinaldo Aparecido Mota, atual coordenador da área de Medicina Veterinária. Na sequência, foram expostos os impactos da reprodução na produção de carne, conduzido pelo professor  Pietro Sampaio Baruselli, docente da FMVZ-USP, e novas perspectivas no diagnóstico e tratamento da endometrite em vacas apresentado pelo professor Bruno Leonardo Ribeiro, da Universidade Federal de Rondônia.

Além do PPG-SBPAS, também organizam o evento o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e os programas de pós-graduação em Clínica Veterinária (PCVet) e em Reprodução Animal (PPGRA), ambos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a coordenadora do PPG-SBPAS, professora Maiara Garcia Blagitz Azevedo, o evento busca ainda discutir novas perspectivas na pecuária, como os desafios do sistema orgânico de produção, palestra que será ministrada pela professora colaboradora do PPG-SBPAS Luciana Bignardi, além de aspectos sanitários e de manejo reprodutivo.

“Iniciativas como essa buscam apresentar o que há de mais recente na área de reprodução animal para o público em geral e acadêmico. E, por outro lado, contribui para fomentar parcerias para novas pesquisas na área como as que temos com o ReproAmazon, o PCVet e o PPGRA. Outro objetivo é consolidar uma rede de solidariedade, proposta defendida pela Coordenação da Área de Medicina Veterinária da CAPES”, comentou Azevedo.

A finalização das atividades será no dia 4 de dezembro, quando serão apresentadas as experiências do convênio entre o ReproAmazon e o PPGRA, palestra conduzida pelos professores Moyses Miranda e  Ricarod Garcia Pereira; a aplicação de técnicas de reprodução assistida em aves nativas e exóticas pelo o professor Ricardo Garcia Pereita, do PPGRA, e recentes avanços da conservação de peixes ameaçados de extinção, que será ministrada pelo professor George Shigueki Yasui, pesquisador visitante ligado ao Laboratório de Biotecnologia de Peixes CEPTA-ICMBIO.

Confira a programação completa