Professor da UFFS lança livro no XXVI Simpósio Nacional de História

Publicado em: 08 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

Realeza - O coordenador acadêmico do Campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw, lançou durante o XXVI Simpósio Nacional de História o livro “A fronteira como destino de viagem: A colônia militar de Foz do Iguaçu (1888/1907)”, pela editora  UNICENTRO/EDUFF.

O livro traz a história da Colônia Militar de Foz do Iguaçu, fundada no fim do século XIX, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. É um estudo de História Agrária que evidencia a disputa pela terra na fronteira, assim como a resistência de colonos às diferentes formas de intimidação e violência levadas a cabo por militares e comerciantes.

Com esse livro, Myskiw traz a público um levantamento documental, com análises perspicazes e cruzamentos de fontes diversificadas, que possibilitam esmiuçar o cotidiano da Colônia Militar de Foz de Iguaçu, no  período de 1888 a 1907. O trabalho foi apresentado como tese de doutorado no Programa  de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2009.

Simpósio Nacional de História

A cada dois anos, a Associação Nacional de História – ANPUH, realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de história no país e na América Latina. O XXVI Simpósio Nacional aconteceu nesse ano na Universidade de São Paulo - USP.