Professora do Campus Realeza esclarece dúvidas sobre fake news a respeito do novo coronavírus
A professora do curso de Nutrição do Campus Realeza Carla Zanelatto, doutora em Saúde Coletiva, ainda traz dicas de fontes confiáveis.

Publicado em: 23 de março de 2020 12h03min / Atualizado em: 24 de março de 2020 14h03min

Com objetivo de combater as fake news sobre o novo coronavírus, a professora do curso de Nutrição do Campus Realeza Carla Zanelatto esclarece algumas mentiras que andam circulando nas redes sociais.

  • Beber água quente ou chá quente inativa o vírus?

FAKE NEWS! Não há estudos concretos que validem essa informação.  Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina ou alimento específico que possa prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Recomenda-se o distanciamento social e higiene correta das mãos.

  • Gargarejo com vinagre e sal inativa o coronavírus?

FAKE NEWS! Não há qualquer comprovação científica sobre essa receita. Novamente é essencial o distanciamento social e higiene correta das mãos.

  • Já foi desenvolvida alguma vacina contra o novo coronavírus?

FAKE NEWS! Uma vacina está sendo estudada pelos Estados Unidos, por exemplo, mas ainda está em desenvolvimento. Provavelmente, nos próximos meses teremos um desfecho sobre isso.

  • Teste caseiro para detectar a COVID-19?

FAKE NEWS! Essa notícia, que instrui as pessoas a segurarem a respiração por 10 segundos e, em não tossindo nesse período de tempo, o indivíduo seria negativo para o novo coronavírus é falsa.  O diagnóstico para a COVID-19 é feito por meio de um teste rápido aplicado por um profissional da saúde capacitado ou de análise bioquímica de PCR.  A técnica conhecida como RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) é utilizada para verificar a presença do vírus em uma amostra das vias aéreas superiores (orofaringe, secreção nasal, escarro) coletadas de indivíduos que atendam aos critérios clínicos e/ou epidemiológicos de Covid-19, por exemplo, sinais clínicos e sintomas associados à infecção, contato com um caso provável ou confirmado e/ou histórico de viagens a locais geográficos.

  • Submeter-se a uma temperatura superior a 26°C inativa o vírus?

FAKE NEWS! Existe um estudo, publicado em março deste ano, que avaliou como se comportam os vírus em determinadas temperaturas, mas o coronavírus não foi contemplado nesse estudo. O que posso dizer é que temperaturas mais quentes inibem um pouco essa transmissão pessoa a pessoa do vírus. Contudo, pouco se sabe sobre como as mudanças no clima sazonal afetam o novo coronavírus.

 

Ao final, a professora Zanelatto cita alguns sites nos quais encontrar informações verdadeiras para o compartilhamento de mensagens.

- Site do Ministério da Saúde

- Secretariais Estaduais de Saúde:

            Paraná

            Santa Catarina 

            Rio Grande do Sul

- Site para denunciar fake news

- Aplicativo Coronavírus

- Site da Fiocruz

Site da Anvisa