Projeto cultural desenvolve aulas de Yoga no Campus Realeza

Publicado em: 15 de junho de 2016 09h06min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 09h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está ofertando aulas de yoga para a comunidade. Os encontros são realizados sempre às segundas-feiras, no horário das 17h15min às 18h30min, na Sala 105 do Laboratório 1. As aulas gratuitas são parte do Projeto Cultural "AcroYoga – Coletivo em Equilíbrio", que também busca disseminar a filosofia da yoga e trazer debates sobre alimentação saudável.

 

Nas aulas, os participantes buscam o equilíbrio corporal e mental por meio de técnicas de respiração, posturas de yoga (com exercícios de força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio) e meditação. O principal objetivo, de acordo com a filosofia da yoga, é conduzir os praticantes ao autoconhecimento, buscando o desenvolvimento integral entre corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição.

Além dos exercícios individuais, outros são realizados em grupo, dentro da perspectiva da AcroYoga. A prática mistura exercícios da yoga convencional com acrobacias. Para as atividades não há contra indicações e nem experiência prévia. "Observamos que muitas pessoas vivenciam conflitos entre a busca pela satisfação de necessidades materiais e a luta pela autorrealização. Mas as consequências são insatisfação consigo mesmo, estresse, queda de produtividade, cansaço, etc. Nesse sentido, buscamos melhorias na qualidade de vida da população de nossa cidade e comunidade acadêmica através das práticas de yoga", comenta o coordenador do projeto, professor Eduardo Szpak Gaievski.

Entre os participantes, está a empresária Sandra Aparecida de Lima Bueno, que já participou de três aulas. "Os exercícios fazem muito bem, pois sinto que fico mais relaxada e ajudam no meu equilíbrio mental. A gente relaxa e fica preparado para enfrentar os outros dias da semana, sempre aguardando a próxima aula", explica. Outro participante, o acadêmico de Nutrição Thiago Okagawa, também concorda: "A percepção que temos do corpo muda a partir da prática de yoga", salienta.

Participam do projeto os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária Andressa Ferandin Zanon, Vanessa Martins e Marcos Cezar Correia, do curso de Nutrição Yana Cristina de Barba, Janaine Perin e Gabriella Vieira, e da comunidade externa Fernanda Cardoso de Oliveira.