Projeto de pesquisa do Campus Realeza recruta voluntários para avaliar benefícios da Yoga no combate à obesidade
Para a realização do trabalho, é necessária a participação de 20 voluntários no estudo. Os participantes farão aulas gratuitas de Yoga, exames bioquímicos e avaliação física.

Publicado em: 19 de agosto de 2019 14h08min / Atualizado em: 19 de agosto de 2019 16h08min

Uma pesquisa do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza quer verificar de que forma a prática da Yoga pode beneficiar pessoas com excesso de peso. Para a realização do trabalho, é necessária a participação de 20 voluntários no estudo. Os participantes farão aulas gratuitas de Yoga, além de realizarem exames bioquímicos e avaliação física.

Os voluntários devem ter, obrigatoriamente, idades entre 18 e 59 anos, e possuir Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25. O cálculo do IMC é feito considerando o peso e a altura do participante. Para isso, o valor do peso (em quilogramas) é divido pelo valor da altura (em metros) ao quadrado: peso ÷ altura x altura. Os voluntários podem ser homens ou mulheres e também não devem estar praticando qualquer atividade física.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo whatsapp (11) 99871-9323, falar com Larissa da Silva, acadêmica do curso de Nutrição que desenvolve a pesquisa, ou pelo whatsapp (44) 99707-0572, falar com a acadêmica Amanda Tapia, voluntária do projeto.

Os aprovados para participar do estudo terão aulas de Yoga gratuitas, com a professora Michele Vanin, na Academia Malhação Fitness de Realeza, localizada na Rua Belém, nº 3.090, Edifício Nelson Schemper, 2º Andar. As aulas estão previstas para iniciarem no mês de setembro, sendo realizadas duas vezes na semana (terças e quintas-feiras), das 19h às 20h. Os participantes deverão frequentar as aulas pelo período de seis semanas.

Antes de iniciar as aulas, cada participantes deverá responder um questionário, além de realizar coleta sanguínea para os exames bioquímicos e avaliação física, também gratuitos. O mesmo processo será repetido ao término das atividades.

A pesquisa intitulada "Yoga como ferramenta auxiliar no combate a obesidade" é para o trabalho de conclusão de curso da acadêmica Larissa da Silva, com orientação da professora Dalila Moter Benvegnú. “Tendo em vista outros estudos que demonstraram os benefícios da prática de Yoga em relação à obesidade, objetivou-se verificar se um protocolo mais curto e menos intenso dessa prática poderiam apresentar resultados significativos. A atuação da Yoga aborda dois pontos: o primeiro por ser considerado uma forma de exercício físico, por envolver equilíbrio e posições corporais; segundo por ser um exercício para a mente, envolve relaxamento e concentração, que favorecem à redução do estresse e da compulsão alimentar”, comentou a orientadora do trabalho.