Projeto do curso de Nutrição do Campus Realeza busca atender crianças e adolescentes com autismo
Primeiro encontro será na próxima terça-feira (17), às 19 horas, na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro

Publicado em: 13 de setembro de 2019 14h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2019 14h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza iniciará um trabalho voltado ao atendimento nutricional de crianças e adolescentes com autismo. O projeto de pesquisa e extensão que será desenvolvido pelo curso de Nutrição quer auxiliar as famílias na melhoria do estado nutricional, além de busca minimizar os efeitos do transtorno a partir da alimentação.

A primeira ação é conversar com as famílias sobre o projeto, relatando sobre o papel da alimentação na possível redução dos sintomas, bem como colocar a possibilidade de terem atendimentos individuais ou em grupo. O encontro será na próxima terça-feira (17), às 19 horas, na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro de Realeza.

O projeto é coordenado pelas professoras Márcia Fernandes Nishiyama e Rozane Toso Bleil, que explicam que o trabalho é importante, já que estudos apontam um aumento significativo de casos de autismo na população, estando atualmente em um caso para cada 68 indivíduos. “Os objetivos do projeto são contribuir para que as famílias tenham apoio em relação ao cuidado nutricional de seus filhos, bem como inserir os acadêmicos do curso em projeto de pesquisa e extensão para que possam integrar os conhecimentos adquiridos na teoria”, destacaram.

As atividades do projeto contam ainda com a colaboração da Prefeitura Municipal de Realeza, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esporte, e de acadêmicas do curso de Nutrição.