Realeza: Curso de Nutrição utiliza Restaurante Universitário para estágios

Publicado em: 28 de março de 2016 09h03min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Com o intuito de cada vez mais melhorar a qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições produzidas no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, o curso de Nutrição desenvolve o estágio em Alimentação Coletiva no local. Além do controle de qualidade, os estudantes também realizam treinamentos para os colaboradores que trabalham no RU.

A coordenadora do estágio, professora Elis Fatel, explica que, dentre as diversas atividades realizadas durante os estágios, a capacitação do colaborador é uma das mais importantes. "Um manipulador que não recebe informações sobre as boas práticas de produção poderá ser um dos maiores responsáveis pela contaminação do alimento", detalha.

Os treinamentos abordam a saúde e higiene pessoal do manipulador de alimentos, a higiene de equipamentos, móveis e utensílios, a higienização de hortifrutis, os cuidados durante a produção, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. Os estagiários ainda elaboram um manual contendo os procedimentos operacionais padronizados exigidos pela legislação, auxiliando na implantação e no monitoramento desses procedimentos.

Sobre o estágio no RU, a nutricionista da empresa SST Cozinhas Institucionais, Thaís Biasuz, comenta que a participação contribuiu para o controle de produção. "Semanalmente, realizamos discussões para melhorar o atendimento. Outro aspecto são os treinamentos oportunizados, o que é muito importante para termos uma equipe qualificada", ressalta.

Os treinamentos são permanentes e envolvem os acadêmicos da 9ª e 10ª  fases do curso. A atividade é importante para a cozinheira Micheli Ruth Cardoso. "Sabemos na prática, mas a teoria ajuda muito no nosso trabalho. Acho bom sempre aprender mais", avalia.

Sobre dúvidas quanto ao atendimento e para avaliação dos serviços prestados no RU do Campus Realeza, entre em contato pelo e-mail ru.re@uffs.edu.br ou pelo telefone (46) 3543-8348.

Educação Alimentar também é abordada

Outra proposta dos estágios é realizar intervenções para orientar os frequentadores do RU quanto à alimentação saudável. Por meio de imagens, são repassadas informações sobre dietas, suplementos alimentares, índice glicêmico, alimentos e atividade física.

A atividade busca orientar sobre os impactos à saúde que podem ser causados pelas dietas da moda e os riscos a longo prazo, dando importância à alimentação saudável, além de incentivar a procura de um profissional capacitado em alimentação e nutrição.