Realeza: diversidade de palestras é destaque na 4ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Publicado em: 05 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 07h01min

O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, promoveu sua 4ª Semana Acadêmica. Iniciada na terça-feira (03) e com finalização nesta sexta (06), o evento trouxe uma diversidade de palestras acerca da ética profissional, cirurgia e nutrição animal, além de saúde pública. Junto com a Semana Acadêmica, também acontece o II Encontro de Medicina Veterinária do Sudoeste do Paraná.

Com aproximadamente 140 inscritos, os participantes do evento aprovaram a quantidade de temas em evidência. A estudante da 4ª fase de Medicina Veterinária, Jane Karla O. M. Prado, foi uma delas: "Em especial, gostei de um minicurso sobre oncologia, mas é importante agregarmos diferentes conhecimentos e as palestras proporcionaram isso".

O acadêmico Antonio Junior de Moura, da 4ª fase, explicou que o evento é importante para se ter um panorama das diferentes áreas de conhecimento. "As atividades da Semana Acadêmica servem para vermos novas áreas de atuação. Tive interesse pela avicultura, e o que me chamou atenção foram as novas tecnologias e a parte sanitária", apontou.

A programação do evento contou com 11 palestras, sendo convidados pesquisadores de outras instituições de ensino superior, assim como profissionais que atuam nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária. Entre os temas abordados, estavam controle de doenças, bioterrorismo, contenção de animais silvestres, clínica de pequenos animais e animais silvestres, empreendedorismo, ética profissional, saúde pública, entre outros.

A coordenadora do curso, professora Tatiana Champion, comentou que a área de Medicina Veterinária deve ter esse olhar multidisciplinar. "A Semana Acadêmica é um ótimo momento para promover o entrosamento entre estudantes e profissionais da área. Essa variedade de palestras apresenta as mais diversas possibilidades de atuação do médico veterinário, o que atende as perspectivas dos acadêmicos", destacou.

Para o coordenador do evento, professor Iucif Abrão Nascif Júnior, as temáticas e os profissionais convidados formaram uma excelente oportunidade de aprendizado. "Essa interação é importante para formar redes de contatos e opiniões diferenciadas, contribuindo para o futuro profissional dos acadêmicos", enfatizou.