Reitor aborda o uso de agrotóxicos em fórum temático da COEPE no Campus Realeza

Publicado em: 06 de junho de 2017 16h06min / Atualizado em: 06 de junho de 2017 16h06min

Na noite desta segunda-feira (5), foi realizado o sexto fórum temático da II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) no Campus Realeza. A pauta do encontro teve como tema "Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Animal". Outro ponto abordado durante o evento foi o “Uso de Agrotóxicos na UFFS". O debate contou com a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação.

O ciclo de debate sobre a utilização de agrotóxicos pela Instituição iniciou em Laranjeiras do Sul, no mês de abril, sendo finalizado em Realeza. O objetivo é envolver a comunidade acadêmica e regional para buscar apontamentos sobre a utilização de agrotóxicos seja para estudos ou mesmo para a realização de capina química nas áreas experimentais dos campi.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, explicou que a compra de agrotóxicos está suspensa até que a questão seja decidida no âmbito do Conselho Universitário (CONSUNI). "A tese que estamos colocando para a comunidade acadêmica é se vamos manter esse território em que a UFFS está livre de agrotóxicos", apontou.

Entretanto, de acordo com Giolo, foi produzida uma portaria para disciplinar as utilizações que já estão sendo feitas em alguns experimentos. "Essa portaria é temporária até que a definição seja feita via CONSUNI. Se a tese da Universidade livre de agrotóxico não passar, deveremos ter um controle muito rígido para a utilização desses materiais na UFFS", salientou.

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Animal

Na sequência, foram realizadas apresentações sobre o sexto fórum temático COEPE, que tiveram como palestrantes os professores Antonio Carlos Pedroso, Tatiana Champion, Fabíola Dalmolin, Susana Reginal de Mello Schlemper e Gilza Maria de Souza Franco.

Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade foi apresentada a importância da conservação de habitats naturais para a preservação de espécies da flora, invertebrados e animais vertebrados ameaçados ou em perigo de extinção.

Também foi destaque a preocupação com a prática do bem-estar animal, evidenciando a importância de uma relação harmônica entre humanos e animais, sejam de companhia ou de criação. Foram abordadas, ainda, as exigências da agroindústria quanto ao respeito ao bem-estar animal e às práticas sustentáveis dessa produção.

Com olhar na saúde pública, destacou-se a importância do médico veterinário para a saúde, seja no controle de zoonoses ou na promoção e na preservação da saúde dos animais. Nesse sentido, também foram abordadas questões sobre o controle populacional de animais, apontando alternativas como castração, programas de guarda responsável, entre outros.