Semana Acadêmica de Física da UFFS – Campus Realeza conta com 650 inscritos do Brasil e exterior
Palestras alcançaram uma média de 700 visualizações no dia em que foram ao ar.

Publicado em: 10 de julho de 2020 12h07min / Atualizado em: 10 de julho de 2020 15h07min

Nesta sexta-feira (10), o curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza finaliza sua VIII Semana Acadêmica (SAFís). Essa foi a primeira edição do evento no formato on-line e a participação do público foi avaliada como positiva pela organização. A SAFís contou com 650 inscritos de diferentes regiões do Brasil e exterior, com participação de pessoas de Portugal e da Colômbia.

Todas as palestras ficarão disponíveis no canal do YouTube ALFA Centro Acadêmico, podendo ser acessadas a qualquer tempo e lugar, uma forma também de disseminar o conhecimento científico pela internet. As palestras abordaram temas bastante atuais na área da Física como pesquisas sobre nanotecnologia, ondas gravitacionais e estrelas de nêutrons, além de assuntos de interesse social como a modelagem matemática para a Covid-19, mulheres na ciência e rumos da educação em ciência no Brasil.

Atualmente, alguns vídeos já contabilizam cerca de mil visualizações (UFFS/Ariel Tavares)

De acordo com a professora do curso Danuce Marcele Dudek, integrante da organização, a realização do evento on-line superou as expectativas pelo número de inscritos e participações durante as transmissões. “Alcançamos uma média de 700 visualizações no dia em que as palestras foram ao ar. A VIII SAFís superou as expectativas tendo um número expressivo de inscritos, oriundos de todo Brasil e também do exterior, como Portugal e Colômbia, totalizando mais de 650 inscrições”, atualmente alguns vídeos contabilizam cerca de mil visualizações.

Integrantes do Centro Acadêmico ALFA e da organização, os estudantes Géssica Zanon, Grazieli Siva, Jacob Daros, Kamila da Rosa, Saene Viceli Daros e Vanessa Fiuza relatam que plataformas gratuitas, como o YouTube, podem contribuir na democratização do conhecimento científico. “Desse modo, a divulgação científica se faz mais eficiente, pois alcança mais pessoas. Foi a maneira que encontramos de passar o conhecimento não somente para os acadêmicos do nosso curso, mas para a sociedade”, destacou o grupo.

A última palestra do evento será nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, com a temática “Uma jornada ao universo da nanotecnologia”, com o professor do Departamento de Física do Materiais e Mecânica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) Caetano Rodrigues Miranda. Acompanhe a transmissão ao vivo pelo canal ALFA Centro Acadêmico, no YouTube.