Semana Acadêmica de Física do Campus Realeza aborda novas perspectivas de ensino e descobertas científicas
Encerramento, nesta sexta-feira (18), deverá reunir alunos egressos do curso que irão relatar suas experiências

Publicado em: 18 de maio de 2018 09h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2018 09h05min

Nesta sexta-feira (18) à noite, serão finalizadas as atividades da VI Semana Acadêmica do curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Desde a segunda-feira (14), quando foram abertas as atividades do evento, mais de 70 pessoas participaram de palestras e minicursos que abordaram questões de ensino, bem como especialidades na área da Física. O encerramento deverá reunir alunos egressos do curso que irão relatar suas experiências.

Um dos momentos mais importantes foi a palestra do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Campos Valadares, logo na abertura do evento. Além dos acadêmicos do curso, também participaram os alunos do terceiro ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual José de Alencar, do município de Nova Prata do Iguaçu.

Professor Eduardo Campos Valadares (UFMG) fez palestra de abertura (Ariel Tavares/UFFS)

O convidado apresentou uma visão geral de sua atuação na UFMG, falando sobre o envolvimento dos acadêmicos para trazer um novo olhar ao ensino da Física. "Sempre trabalhamos com a questão da criatividade e da inovação, utilizando materiais de baixo custo e explorando a Física do dia a dia. Ao longo dos anos, encontrei alunos talentosos e entusiasmados para trazer mais charme a Física, organizamos feiras, oficinas de projetos, exposições interativas em espaços públicos – como praças, shoppings e escolas – depois trabalhamos com novas linguagens, fazendo teatro científico e montamos oficinas de modelos moleculares para explorar esse sistema de nanociências", lembrou.

As práticas culminaram na criação do livro "Física mais que divertida", que teve o lançamento da terceira edição realizado após a palestra. Nesta nova edição, o livro traz novos experimentos associando a Ciência ao lúdico e o aprendizado à criatividade e à descoberta, além de estar recheado de ilustrações. O livro já foi traduzido para cinco idiomas: inglês, alemão, espanhol, basco e turco.

Semana Acadêmica da Física teve o lançamento da terceira edição do livro "Física mais que divertida" (Ariel Tavares/UFFS)

"Era importante conceber um olhar inovador para experimentar os fenômenos. Existem muitas maneiras de traduzir suas ideias, procurei fazer um livro que une o lúdico, o criativo ao interesse pelas Ciências. Nesta edição, explorei novas variantes e desenhos, inclui novos temas, como fontes alternativas de energia, por exemplo, a energia eólica; novos conceitos de motores elétricos não convencionais, entre outros. Sempre procurei uma forma acessível de discutir coisas como Física Atômica, Mecânica Quântica, Relatividade Geral, mas de uma maneira muito simples, através da qual a pessoa possa vivenciar e também conectar a Física com tecnologia e inovação", falou Valadares.

Durante o restante da semana, foram realizados dois minicursos, um deles com o professor Valadares e outro sobre relações trigonométricas, com o professor Marcos Ohse (UFFS - Campus Realeza). As palestras abordaram a "Introdução à Física dos Materiais", com Hudison L. Haskel (UFFS - Campus Realeza), a "Radioatividade em Alimentos", com Viviane Scheibel de Almeida (UFFS - Campus Realeza) e "Conceitos e Aplicações sobre Cristais Líquidos", com Fernando Alves (UTFPR).

A última palestra, realizada na noite de quinta-feira (17), abordou uma descoberta científica importante: a presença de anéis em pequenos corpos do Sistema Solar. A palestra foi ministrada pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da UTFPR, Flávia Luane Rommel, ex-aluna do curso de Física da UFFS. Ela, junto com seu orientador, professor Felipe Braga Ribas, integraram uma equipe internacional de astrônomos e anunciaram a descoberta de um anel em torno de Haumea, um dos planetas anões do Sistema Solar Exterior. O estudo foi publicado na Revista Nature, uma importante revista científica britânica.

A palestrante falou sobre a importância da descoberta para a comunidade científica e também para os estudos na área da Astronomia. "Até então ninguém imaginava que esses pequenos corpos do Sistema Solar possuíam anéis, nenhum astrônomo podia supor que eles existiam. Para a astronomia foi uma descoberta nova e que está despertando muitos outros artigos com relação a como estes anéis se formaram nesta região. Até então apenas conhecíamos os anéis entorno de planetas gigantes, como Saturno, por exemplo. Perceber que existe o mesmo padrão de anel entorno desses pequenos objetos é uma descoberta incrível", ressaltou.

Aluna de mestrado da UTFPR, Flávia Luane Rommel, falou sobre novas descobertas astronômicas (Ariel Tavares/UFFS)