Semana Acadêmica de Letras do Campus Realeza é finalizada com oficinas de formação de leitores

Publicado em: 13 de maio de 2019 15h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2019 15h05min

Oficinas de formação de leitores finalizaram as atividades da VIII Semana Acadêmica do curso de Letras: Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O encerramento do evento foi no último sábado (11), quando cerca de 50 pessoas participaram das oficinas que contaram com a presença de crianças e adolescentes, pais e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

As oficinas foram marcadas pela contação de histórias de autores brasileiros consagrados, brincadeiras, jogos, música e teatro, tudo para desenvolver o contato com a literatura e o hábito de ler. As oficinas foram ministradas pelos alunos do curso de Especialização em "Ensino de Língua e Literatura" da UFFS. Para além da parte prática, o evento também trouxe palestras que abordaram aspectos teóricos da literatura infanto-juvenil e a apresentação de novas possibilidades de pesquisas, destacando a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Romances históricos que apresentam a luta pela terra na região Sudoeste do Paraná também ganharam destaque na abertura do evento, na última quarta-feira (8). Os palestrantes Claércio Ivan Schneider (UNIOESTE – Marechal) e Antonio Marcos Miskyw (UFFS – Realeza) falaram sobre os diferentes sujeitos históricos na formação do estado, destacando que essas relações nem sempre foram harmônicas. Um dos fatos citados pelos historiadores foi a Revolta dos Posseiros, ocorrida em 1957, quando foi travado um intenso conflito pela posse da terra, envolvendo posseiros, companhias colonizadoras e o poder público.

Os palestrantes Claércio Ivan Schneider (UNIOESTE – Marechal) e Antonio Marcos Miskyw (UFFS – Realeza) falaram sobre os diferentes sujeitos históricos na formação do estado (Ariel Tavares/UFFS)