Semana Afro e Indígena no Campus Realeza será nos dias 13, 14, 19 e 20 de novembro
Atividades buscam celebrar o Dia da Consciência Negra, mas focando também nas questões indígenas

Publicado em: 07 de novembro de 2019 14h11min / Atualizado em: 07 de novembro de 2019 15h11min

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza convida a comunidade para participar da Semana Afro e Indígena 2019. O evento possui uma programação voltada para debater educação escolar, mulheres negras na ciência, racismo e aspectos jurídicos, bem como propor momentos de diálogo com a comunidade sobre representatividade e empoderamento. As atividades serão realizadas nos dias 13, 14, 19 e 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.

A participação é gratuita, sendo necessário o preenchimento do formulário de inscrição. Também será possível realizar inscrições no dia e local de cada uma das atividades.

A abertura da Semana Afro e Indígena inicia no dia 13 de novembro, às 19 horas, no Auditório do Bloco dos Professores, com o debate “Mulheres Negras nas Ciências: Trajetórias Universitárias”. São convidadas para mesa-redonda as professoras Gisele Louro Peres (UFFS – Campus Realeza), Eline Barbosa (egressa UFFS – Campus Realeza) e a pedagoga Rita Lima (SEED – Planalto).

Já no dia 14 de novembro, a palestra busca apresentar diferentes aspectos da educação escolar voltada para alfabetização indígena. A atividade será realizada no Auditório do Bloco A e inicia às 19 horas. A palestrante será a professora Adriana Claudino, com especialização em Educação Infantil para escolas indígenas e licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica com ênfase no Direito Indígena, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A professora é vice-diretora e coordenadora pedagógica em uma escola no município de Nonoai-RS.

Para o dia 19 de novembro, haverá um debate sobre “Vivências Negras”, a partir das 19 horas, no Auditório do Bloco dos Professores. Os palestrantes convidados apresentarão relatos e experiências ao longo de suas trajetórias. Participam da discussão a professora Katia Cilene Silva Santos Conceição (IFPR – Palmas), o professor Jean Marcel Oliveira Araújo, que atua em escolas na Bahia, e o pastor Hudson de Souza.

E, na finalização das atividades, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, haverá a palestra “Racismo e Injúria Racial e seus Aspectos Jurídicos”, com o advogado Bruno Alves Lima. A palestra inicia às 13 horas e será no Auditório do Bloco A. Logo após, será realizada uma roda de conversa sobre o NEABI, com apresentação do núcleo, enfatizando também empoderamento e representatividade.