Semanas Acadêmicas de Física, Nutrição e Ciências Biológicas movimentam Campus Realeza
Atividades das Semanas Acadêmicas reuniram cerca de 270 estudantes dos três cursos.

Publicado em: 23 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 23 de maio de 2019 10h05min

Na semana de 20 a 24 de maio, os cursos de Física, Nutrição e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveram suas Semanas Acadêmicas. Estudantes e professores dos três cursos participaram de palestras e minicursos que destacaram novas estratégias de ensino, a utilização de ferramentas tecnológicas e atividades práticas nos três campos de conhecimento. A interação e a troca de experiências científicas marcaram a realização dos eventos organizados pelas coordenações de cursos e centros acadêmicos.

VII Semana Acadêmica de Física

Com aproximadamente 60 inscritos, a VII Semana Acadêmica de Física contou também com a participação de professores e alunos da Educação Básica. Na abertura do evento, na segunda-feira (20), o professor da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA) Adriano Márcio dos Santos apresentou diversos experimentos realizados na cidade de Parintins, onde atua. O convidado também ministrou minicurso sobre sistemas fotovoltaicos, falando da adaptação do sistema na área da mecânica, entre outas.

A finalização do evento, na noite de quarta-feira (22), contou com a presença de Itamar Tomio Neckel, que atua no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP). O laboratório desenvolve pesquisas de inovação nas áreas de energia, produtos químicos, farmacêuticos e outros, atendendo pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O LNLS também é responsável pelo Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, a mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no País.

7ª Jornada Acadêmica de Nutrição e a 5ª Mostra de Pesquisa e Extensão

Também com diferentes palestras e mincursos, a abertura da Jornada Acadêmica de Nutrição foi na manhã da terça-feira (21). O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre acadêmicos, professores e demais profissionais da saúde.

O diferencial do evento foi a realização da 5ª Mostra de Pesquisa e Extensão, na manhã desta quinta-feira (23). Foram apresentados 17 trabalhos acadêmicos, que versavam sobre estudos realizados nas áreas da nutrição e saúde coletiva e nutrição clínica. Algumas das temáticas destacaram: ações educativas em alimentação e nutrição em escolas; alternativas para o tratamento da menopausa; cafeína e a saúde óssea; musculação; visitas técnicas; práticas profissionais etc.

Entre os participantes, a acadêmica da 7ª fase Leticia Alves apresentou dois trabalhos: um deles abordou a prevalência de autismo relacionado à utilização de agrotóxicos. “Essa experiência é uma boa oportunidade de colocarmos em prática o que aprendemos”, sobre o trabalho, a acadêmica completa “é uma temática que já apresenta várias pesquisas, mas ainda não existe muita comprovação, se auxiliarmos no ramo desse estudo, conseguiremos tirar um resultado interessante”.

VII Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Esta edição da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas contou com cerca de 140 inscritos, com destaque para a oferta de minicursos. Ao todo, foram realizados 14 minicursos, alguns deles ministrados por ex-alunos, assim como na Jornada Acadêmica de Nutrição.

O mestrando do curso de Ciência e Tecnologia Ambiental do Campus Erechim e ex-aluno do curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza Maurício Konzen foi um dos ministrantes de minicurso. Ele apresentou alguns tipos de armadilhas fotográficas para realizar o monitoramento de animais. Cerca de 20 acadêmicos participaram da atividade e instalaram duas câmeras de monitoramento num fragmento de mata aos fundos do Campus Realeza. “Retornar ao campus é muito gratificante, pois podemos passar novos conhecimentos e práticas aos colegas da Graduação, além de incentivá-los a aprofundar essas experiências apresentando as pesquisas que realizamos na Pós-Graduação”, comentou.

A finalização das atividades será na sexta-feira (24), quando haverá um debate sobre “O ensino de Ciências por Investigação como possibilidade teórica e metodológica para formação de professores”. Os palestrantes serão: as doutorandas Luciani de Oliveira e Cintya Fonseca Luiz (UEM - Maringá) e Bárbara Grace Tobaldini de Lima (UFFS – Realeza). Após, será promovido um show de talentos e confraternização.