UFFS oferta treinamento sobre bem-estar animal na produção de ovos em parceria com Embrapa
O evento é gratuito, sendo destinado a produtores, acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação e demais profissionais da área

Publicado em: 26 de setembro de 2018 13h09min / Atualizado em: 28 de setembro de 2018 14h09min

No dia 2 de outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove, com a Embrapa Suínos e Aves (SC), um treinamento para apresentar avanços técnicos e práticas de bem-estar animal na produção de ovos. O evento é gratuito, sendo destinado a produtores, acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação e demais profissionais da área.

Os interessados em participar da atividade devem realizar a inscrição no dia e local do evento, que será no Auditório do Hospital Veterinário Universitário da UFFS. O credenciamento dos participantes inicia às 8h.

A programação inclui a posição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a cadeia de produção de ovos e o bem-estar animal; apresentação das ações do Projeto BEA - Poedeiras da Embrapa; ética na produção de ovos visando o bem-estar das poedeiras; diretrizes nacionais: reflexões sobre o caminho a seguir; visão do produtor de ovos e da ABPA em relação ao bem-estar de poedeiras; as necessidades de adaptações na produção de ovos diante das demandas internacionais; auditoria em granjas comerciais de poedeiras com sistemas cage free, free range e caipira; e o posicionamento das ONGs diante das demandas do/no cage.

A organização é dos pesquisadores Helenice Mazzuco e Paulo Giovanni Abreu, da Embrapa Suínos e Aves, e dos professores, Antônio Carlos Pedroso e Antônio Marcos Myskiw, da UFFS, Iran José Oliveira da Silva, da Universidade de São Paulo (Esalq/Nupea), e Alice Eiko Murakami, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) .

Programação:

2 de outubro

Local: Auditório do Hospital Veterinário Universitário - UFFS - Campus Realeza

8h às 8h30: credenciamento dos participantes

8h30 às 9h: O Mapa e a posição do mesmo sobre acadeia de produção de ovos e o BEA - Liziè Pereira Buss (Mapa)

9h às 9h30: Apresentação das ações do Projeto BEA - Poedeiras - Helenice Mazzuco (Embrapa Suínos e Aves)

9h30 às 10h15: Ética na produção de ovos visando o bem-estar das poedeiras - Tatiana Carlesso dos Santos (UEM)

10h15 às 10h45: intervalo

10h45 às 11h30: Diretrizes nacionais: reflexões sobre o caminho a seguir - Carla Molento (UFPR)

11h30 às 13h30: intervalo para almoço

13h30 às 14h15: Visão do produtor de ovos em relação ao bem-estar de poedeiras - Roberto Flávio S. Pecoits (Gralha Azul Avícola)

14h15 às 15h: As necessidades de adaptações na produção de ovos frente às demandas internacionais, sugestões para curto, médio e longo prazo - Iran José Oliveira da Silva (USP/ESALQ/NUPEA)

15h às 15h45: Auditoria em granjas comerciais de poedeiras com sistemas cage free, free range e caipira: uma experiência prática - Rosângela Poletto (IFRS)

15h45 às 16h15: intervalo

16h15 às 17h45: posicionamentos das ONGs frente as demandas do/no CAGE: expectativa para 5 anos - Lúcia Gomes (Mercy for Animals), Maria Fernanda Martin Guimarães (HSI - Humane Society International) e Patrycia Sato (Fórum Animal)

17h45 às 18h: encerramento