Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica

Quando: De 20/outubro/2020, 08h00min até 22/outubro/2020, 22h00min

Local: Sistema Cisco Webex Meeting

Público: Professores, discentes, técnicos, bolsistas de Iniciação Científica e comunidade acadêmica em geral.

Objetivo: A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) é um evento itinerante da UFFS promovido pela Diretoria de Pesquisa – DPE/PROPEPG em conjunto com as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi e reúne os resultados de projetos de pesquisa de estudantes bolsistas (UFFS/FAPESC/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária) vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS e de estudantes bolsistas de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A JIC tem como objetivo o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, nas nove áreas do conhecimento do CNPq, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.

Realização: Diretoria de Pesquisa e Coordenadores Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação dos campi.

Programação:

A programação do evento é constituída por: apresentações orais dos trabalhos, palestras, workshop, atividades culturais, cerimônia de premiação – Jovem Pesquisador, entre outras atividades. A partir de um evento dessa natureza vê-se o crescimento do interesse pela pesquisa na comunidade acadêmica, especialmente entre os estudantes de graduação, preparando-os para a Pós-Graduação e formando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

A programação da X JIC será composta por:
- Apresentações dos trabalhos na modalidade oral;
- Palestra de abertura (20/10) "Inteligência Artificial: da ficção à realidade", com Elbert Einstein Nehrer Macau, da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos, Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT.

- Encerramento será realizado em vídeo incluindo a divulgação do Prêmio Jovem Pesquisador.

Os três melhores trabalhos, um de cada grande área do conhecimento CNPq receberá um prêmio no valor de R$ 2.000,00 por estudante, como forma de auxílio para participarem como apresentadores de trabalhos em eventos de suas áreas do conhecimento ou na Jornada Nacional de Iniciação Científica, que ocorrerá durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora (MG).

A programação completa e das apresentações pode ser consultada na página da JIC: https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/pesquisa/jic/programacao

Inscrições

Monitoria Voluntária: até 10 de outubro de 2020. Para se inscrever acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvK-PVZIWi8q155iuU78FCEmmWX7g8x-I0WiBIL19LAKknAg/viewform

Apresentadores e ouvintes: O acesso às salas de apresentação será livre, não necessitando de inscrição. Ao final de cada sessão haverá um link de presença, o qual será utilizado para emissão dos certificados de participação.

A certificação será de 16 horas.

Coordenador do Evento: Eduardo Pavan Korf

E-mail: jic.dpe@uffs.edu.br