VII Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e III Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul

VII SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL E III ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS DA FRONTEIRA SUL

Quando: De 30/novembro/2020, 14h00min até 02/dezembro/2020, 20h30min

Local: Evento on-line.

Público: O público alvo do presente evento, em nível nacional, engloba: alunos de graduação; alunos de pós-graduação; professores; pesquisadores e profissionais autônomos vinculados às Ciências Ambientais; público em geral e servidores da UFFS.

Objetivo: Promover a difusão do conhecimento pela divulgação de estudos teóricos e práticos das áreas das Ciências e Tecnologias Ambientais, além de promover o debate multidisciplinar e permitir a interação entre acadêmicos, professores e profissionais autônomos de diferentes regiões do Brasil.

Realização: Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Programação:

30 de novembro
14h – Minicurso 1 “Programa Compu Eye, Leaf & Symptom Area aplicado às Ciências Ambientais”, com o engenheiro Alessandro Ulrich (PPGCTA-UFFS) e a Me. Tássia Carla Confortin (PPGEA-UFSM)
14h – Minicurso 2 “Sistemas agroecológicos: da teoria à prática”, com a administradora Carla Rodrigues Dal Prá Suliani (PPGCTA-UFFS)

18h50 – Abertura do evento
19h – Palestra de abertura: “Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?”, com a Prof. Dra. Carolina Brito (UFRGS)
20h15 – Palestra “A ciência e a formação de recursos humanos: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, com o Prof. Dr. Alan Carlos Costa (IF-Goiano)

1º de dezembro
14h – Minicurso 3 “Comandos básicos de AutoCAD”, com a engenheira Giovana Pelisser (PPGCTA-UFFS)
14h – Minicurso 4 “Redes de correlação: um tutorial utilizando o aplicativo Metscape na plataforma Cytoscape”, com o Me. Bruno Freire (PPGBioquímica-UFC)
14h – Minicurso 5 “Resistência de fungos a fungicidas: mecanismos e implicações”, com o Me. Deivid Sacon (PPG/Fitopatologia-UFV)

18h30 – Palestra “Do plástico ao microplástico: uma ameaça onipresente”, com a Prof. Dra. Andreia Neves Fernandes (UFRGS)
19h45 – Palestra “Fitorremediação como inovação tecnológica na diminuição de resíduos de herbicidas no ambiente”, com o Prof. Dr. José Barbosa dos Santos (UFVJM)

2 de dezembro
14h – Minicurso 6 “Utilização do Software Safira para análise do sistema radicular”, com o Me. Thales Caetano de Oliveira (PPGCA AGRO/IF-Goiano)
14h – Minicurso 7 “Projeto de rede de abastecimento de água para loteamento utilizando o Software Epanet 2.0”, com a engenheira Rúbia Passaglia (PPGCTA-UFFS)
14h – Minicurso 8 “Princípios de Análises Univariadas e Multivariadas e Utilização do MetaboAnalyst plataforma web”, com Me. Silvio Alencar Cândido Sobrinho (PPGCM-UFC)

18h30 – Mesa-redonda “Migração da matriz energética e o impacto dos biocombustíveis” com Prof. Dr. Airton Kunz (Embrapa), Prof. Dr. José Dilcio Rocha (Embrapa), Prof. Dra. Suelen Paesi (UCS) e Prof. Dra. Sarita Cândida Rabelo (UNESP).

Vai ter algum palestrante/conferencista importante?Palestra de abertura "Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?" com a prof. Dra. Carolina Brito, pesquisadora do Instituto de Física da UFRGS, apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência" e coordenadora do projeto "Meninas na Ciência".

Inscrições pelo site: https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio/inscricao

Haverá certificação de 16 horas para participantes do evento, certificado de 4 horas para os minicursos e certificados para apresentadores de trabalhos.

Transmissão: Canal do PPG Ciência e Tecnologia Ambiental no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQvaHYjZxvatxAIK8KfJ2Dg/featured

Coordenador do Evento: Marilia Teresinha Hartmann

E-mail: ppgcta.uffs@gmail.com