Agro Talks UFFS

Agro Talks UFFS - 10/02

Quando: 10/fevereiro/2021, 19h00min - 20h30min

Local: Evento on-line.

Público: Estudantes de graduação e pós-graduação em Agronomia e áreas afins; profissionais de Agronomia e áreas afins; comunidade externa.

Objetivo: Discutir aspectos relevantes sobre a produção de canola, importante cultivo de inverno para a região Sul do Brasil.

Realização: Projeto de extensão EXT 2020 0096

Programação:

A palestra será realizada dia 10 de fevereiro de 2021, das 19-21 horas, via Webex meetings.

O palestrante será o engenheiro agrônomo Gilberto Omar Tomm, o qual realizou mestrado em Crop Science e doutorado em Crop and Soil Science na University of Saskatchewan no Canadá.

Foi pesquisador da Embrapa Trigo por 35 anos.

Executou pesquisas para introdução do cultivo de soja e de trigo de sequeiro em sobre-semeadura no norte da República de Moçambique, na África.

Publicou vários trabalhos vinculados a sobre-semeadura de trigo em soja, produção de sementes, introdução de culturas alternativas e consorciação de trigo com leguminosas forrageiras no RS; fixação biológica de nitrogênio, utilização da metodologia de abundância natural e enriquecimento com isótopos estáveis de 15N, e mecanismos de transferência de nitrogênio entre gramíneas e leguminosas e em cultivos consorciados no Canadá.

Publicou os primeiros trabalhos científicos demonstrando a importância da transferência de nitrogênio de gramíneas para leguminosas, em consorciação.

Contribuiu para o lançamento da cultivar de canola PFB-2, aveia BRS Centauro, aveia BRS Madrugada e de algumas cultivares de trigo da Embrapa.

Desenvolveu tecnologias de manejo para o cultivo de ervilhas no Sul do Brasil e pesquisas que levaram ao lançamento da cultivar de ervilha forrageira BRS Sulina (Pisum sativum, subsp. Arvense), principalmente indicada para cobertura e proteção de solo.

Nos últimos anos tem se dedicado especialmente à pesquisas e ao desenvolvimento do cultivo de de canola no Brasil e deu suporte ao desenvolvimento à produção de canola no Paraguai. Coordenou a rede de pesquisas que disponibilizou a maioria dos híbridos de canola registrados e cultivados no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até dia 07/02/2021 no link: shorturl.at/irwI4

Evento com certificação de 2 horas (para os participantes que efetivamente assistirem a palestra- a presença será conferida por meio de relatório gerado pela plataforma Webex). O link de acesso será enviado ao e-mail cadastrado, em até 24 horas antes da palestra.

Coordenador do Evento: Vanessa Neumann Silva

E-mail: vanessa.neumann@uffs.edu.br