I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: Processos históricos e resistências

I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Processos históricos e resistências

Quando: De 19/maio/2021, 18h15min até 07/julho/2021, 21h00min

Público: O evento se destina a estudantes da graduação e da pós-graduação; pesquisadores; docentes da Educação Básica e do Ensino Superior; gestores escolares, e; demais interessados na temática.

Objetivo: Constituir um espaço de socialização e debate acadêmico sobre pesquisas e práticas educacionais, que tenham foco nos processos históricos de inclusão, nas políticas de inclusão e nas experiências de educação inclusiva, para a reafirmação do compromisso político assumido pelo Brasil na defesa da educação para todos.

Realização: Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq), em parceria com os Programas de Pós-graduação em Educação da UFFS e da UNOCHAPECÓ e o curso de Pedagogia da UFFS; com apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

Programação:

O I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: processos históricos e resistências será realizado no formato online, com transmissão a partir da plataforma Facebook, entre os dias 19 de maio e 07 de julho de 2021, com carga horária de 20 horas.

19/05/2021

18h45 – Atividade cultural e abertura

19h – Conferência de abertura: Educação inclusiva: uma leitura do cenário atual

Conferencista: Profª. Drª. Maura Corcini Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

26/05/2021

19h – Mesa: A constituição de uma matriz de experiência inclusiva

Prof. Dr. Pedro Henrique Witchs (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)

Profª. Drª. Juliane Marschall Morgenstern (Universidade Franciscana – UFN)

02/06/2021

19h – Mesa: Políticas de educação inclusiva no Brasil: debates atuais

Profª. Drª. Márcia de Souza Lehmkuhl (Grupo de Estudos em Educação Especial GEEP/CED/UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)

Profª. Drª. Márcia Denise Pletsch (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ)

09/06/2021

19h – Mesa: Inclusão, individualização e comuns possíveis

Profª. Drª. Graciele Marjana Kraemer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Profª. Drª. Kamila Lockmann (Fundação Universidade de Rio Grande – FURG)

16/06/2021

19h – Mesa: Relações raciais, gênero e sexualidade: olhares na educação inclusiva

Profª. Drª. Joana Célia dos Passos (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)

Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra (Universidade Federal do Paraná – UFPR)

23/06/2021

08h – Mesa: A educação inclusiva no cenário pós-pandemia

Profª. Drª. Raquel Fröhlich (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)

Profª. Drª. Morgana Domênica Hattge (Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES)

30/06/2021

14h – apresentação de trabalhos

19h – apresentação de trabalhos

07/07/2021

19h – Conferência de encerramento: A resistência: da metafísica às práticas

Conferencista: Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto (Universidade Federal Do Rio Grande do Sul – UFRGS).

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas nas modalidades: ouvinte e apresentador de trabalho. Os trabalhos que poderão ser submetidos para avaliação no formato de comunicação oral (resumo expandido), nos seguintes eixos temáticos:

1. Acessibilidade e inclusão

2. Políticas educacionais inclusivas

3. Formação de Professores

4. Práticas educacionais inclusivas

5. Inclusão e diversidade

As inscrições, tanto na modalidade ouvinte como apresentador de trabalho, ocorrerão, gratuitamente, por meio da página eletrônica: https://gpppinuffs.wixsite.com/uffs. A submissão de trabalhos ocorrerá entre os dias 30 de janeiro e 01 de março de 2021. Os trabalhos recebidos serão avaliados por comissão composta por professores da Universidade Federal da Fronteira Sul e instituições parceiras. O aceite dos trabalhos será informado aos participantes a partir do dia 30 de abril de 2021. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais do evento.