Avaliação de desempenho docente no ensino superior: a proposta da UFFS em debate

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A PROPOSTA DA UFFS EM DEBATE

Quando: 11/junho/2021, 16h00min - 18h00min

Local: Evento on-line.

Público: Tem como público-alvo os/as docentes de todos os campi da UFFS. Mas, o evento é aberto à Comunidade Universitária em Geral.

Objetivo: No ano de 2020, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no âmbito de seu Conselho Universitário, aprovou a Resolução nº 49/CONSUNI/UFFS/2020, que "Aprova e dispõe sobre normas para avaliação de desempenho dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior na UFFS". Diante desta aprovação, considerando a importância deste regulamento e seus potenciais impactos ao trabalho docente no ensino superior, o Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores, do Fórum das Licenciaturas, do Campus Chapecó, resolveu estudá-lo, tanto com o objetivo de compreendê-lo melhor como dispositivo legal indutor, como também vêm buscando mobilizar outras ancoragens teórico-conceituais para decifrar a compreensão de trabalho e de carreira docente implicada no texto da política educacional disposta. Potencializar entendimentos, reflexões e diálogos acerca da resolução supramencionada, na interface com aportes do campo intelectual dedicado aos estudos sobre profissão e carreira docente no ensino superior é o que justifica essa proposta. O evento a ser realizado no dia 11 de junho, dá continuidade ao debate iniciado no dia 26 de março, ocasião em que contou com uma participação significativa de docentes de diferentes campi da UFFS. Objetiva, nesse sentido, ampliar os nexos teórico-conceituais que potencializem entendimentos acerca das políticas educacionais que impactam o trabalho docente no ensino superior, a exemplo da Resolução nº 49/CONSUNI/UFFS/2020, que "Aprova e dispõe sobre normas para avaliação de desempenho dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior na UFFS", oportunizando debates públicos e interlocuções entre docentes, considerando suas trajetórias e experiências no âmbito do trabalho docente no ensino superior, o entrelaçamento ensino-pesquisa-extensão e a concepção de Universidade pública que perpassa todo este debate.

Realização: Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores, do Fórum das Licenciaturas - Campus Chapecó.

Programação:

O evento se dividirá em três momentos:

No primeiro momento, a professora Neide Abertura fará a contextualização da atividade proposta, bem como, sistematizará os principais temas destacados no evento realizado no dia 26 de março, o qual tematizou os Impactos da Resolução Nº 49/CONSUNI/UFFS/2020* no Trabalho Docente.

Na sequência, o professor Lalo Watanabe Minto* fará a sua exposição, contemplando o tema avaliação de desempenho docente no interior dos projetos das Universidades Públicas. Na sequência, será aberto ao público participante, para diálogos e debates.

Por fim, o encerramento, com a sistematização dos principais tópicos abordados.

*Prof. Dr. Lalo Watanabe Minto, professor da Faculdade de Educação da UNICAMP, autor de importantes obras sobre a Universidade, dentre elas "A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil" e "As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão". É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS).
O evento também contará com a mediação de uma representante do Grupo de Trabalho “Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores” do Fórum das Licenciaturas, a Profa. Dra. Neide Cardoso de Moura, professora do Domínio Conexo das Licenciaturas, no Campus Chapecó. UFFS.

A inscrição será feita durante o evento, em formulário criado para esse fim e disponibilizado durante o evento.

A certificação será de 3 horas.

Para um melhor aproveitamento do evento, sugere-se que os participantes conheçam a Resolução nº 49/CONSUNI/UFFS/2020, que "aprova e dispõe sobre normas para avaliação de desempenho dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior na UFFS".

Sala virtual para acesso: https://uffs.webex.com/meet/gtpoliticas

Coordenador do Evento: Willian Simões e Marilda Merência Rodrigues

Telefone de Contato: (49) 2049 3568