Aula Magna Curso de Letras Português Espanhol: “Educação literária: experiências, curadoria e mediações”

Ilustração genérica para evento

Quando: 18/maio/2022, 19h00min - 21h00min

Local: Evento on-line.

Público: Estudantes do Curso de Letras e das demais Licenciaturas; professores de diferentes níveis de ensino, público em geral.

Objetivo: A aula Magna do Curso de Graduação em Letras é um momento de a comunidade acadêmica do Curso a) receber e saudar os calouros; b) aprofundar interlocuções com parceiros de outras IES, convidados como palestrantes; c) discutir temas pertinentes e atuais da área; d) apresentar aos calouros e demais alunos do curso temáticas atuais e inovadoras na área.

Realização: Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol; Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso; Programa de Extensão Travessias em Linguagens.

Programação:

Palestra “Educação literária: experiências, curadoria e mediações”, proferida pelo Dr. Clécio dos Santos Bunzen Junior, docente da UFPe; possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e realizou seu curso de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Recentemente, finalizou um curso de pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga, Portugal) no Instituto de Educação. Atua como professor do Departamento de Ensino e Currículo (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Letras/Português (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura). Atua em dois programas de pós-graduação da UFPE: o Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Atua no campo da Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos do letramento, formação de professoras(es) materiais didáticos, livro didático, educação literária e práticas de leitura em bibliotecas comunitárias e escolares. Coordena atualmente o GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária), além de ser integrante do GPEALE (UFSJ-UFPE) e do NUPEDE(UFAPE). Organizador das seguintes obras: "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola), "Múltiplas Linguagens no Ensino Médio" (Editora Parábola" e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro & João), entre outras. Entre 1998 e 2019, foi professor de escolas públicas e privadas, lecionando aulas de Português e Inglês nas cidades de Recife, Olinda e Campinas (SP).

Mediação de Roselaine de Lima Cordeiro e de Aline Majolo
Transmissão online via youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lLsCNnbOxCQ

Os ouvintes poderão se inscrever durante a transmissão online, por meio de formulário específico, para ter direito à certificação (4 horas).

Coordenador do Evento: Angela Derlise Stübe

E-mail: angelastube@uffs.edu.br