Apresentação

Apresentação

Texto:

A I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da UFFS foi realizada em 2010.  Foi proposta porque se entendeu que este seria o momento propício para a comunidade acadêmica discutir a missão e os objetivos da nascente Universidade.

A COEPE foi uma iniciativa das três Pró-Reitorias acadêmicas – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – e dos então cinco campi da UFFS (Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza), cujos propósitos fundamentais foram:

1. Mobilizar a comunidade acadêmica da UFFS, nos seus diferentes campi e áreas de conhecimento, para a definição das políticas norteadoras do Ensino, Pesquisa e Extensão;

2. Aprofundar a interlocução com a comunidade regional, visando eleger as agendas prioritárias da UFFS nos campos da Pesquisa e da Extensão, e as suas articulações com o Ensino.

Tendo em vista a característica multicampi e as especificidades de cada microrregião que sedia cada um dos campi da UFFS, procurou-se dotar a COEPE de uma metodologia que tanto respeitasse a diversidade e a sua legítima manifestação, quanto assegurasse o princípio da unidade institucional. A Conferência foi, desse modo, organizada em três etapas fundamentais: a Abertura, os Fóruns Temáticos e a Conferência Final.

A segunda foi realizada em cinco sessões, uma em cada campus. A primeira sessão aconteceu na UFFS – Campus Chapecó, nos dias 17 e 18 de junho; a segunda, em Erechim, nos dias 1º e 2 de julho; a terceira, em Realeza, nos dias 13 e 14 de julho; a quarta, em Laranjeiras do Sul, nos dias 15 e 16 de julho; a quinta, em Cerro Largo, nos dias 22 e 23 de julho. A Conferência nos campi da UFFS teve dois momentos fundamentais: os Fóruns Temáticos propriamente ditos e os Grupos de Discussão. No primeiro momento ocorreram as discussões entre a comunidade acadêmica da UFFS e as lideranças regionais, em torno dos seguintes temas: 1. Conhecimento, Cultura e Formação Humana; 2. História e Memória Regional; 3. Movimentos Sociais, Cidadania e Emancipação; 4. Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Regional; 5. Energias Renováveis, Meio ambiente e Sustentabilidade; 6. Desenvolvimento Regional, Tecnologia e Inovação; 7. Gestão das Cidades, Sustentabilidade e Qualidade de Vida; 8. Políticas e Práticas de Promoção da Saúde Coletiva; 9. Educação Básica e Formação de Professores; 10. Juventude, Cultura e Trabalho; 11. Lingua(gem) e Comunicação: interfaces.

Os onze Fóruns Temáticos foram realizados em todos os campi da UFFS. Por meio deles pretendeu-se aprofundar a interlocução entre a comunidade acadêmica e as lideranças regionais, com o intuito de definir as políticas e as agendas prioritárias da UFFS nos campos da Pesquisa e da Extensão, e as suas articulações com o Ensino. Cada Fórum teve cinco coordenadores, um por campus, os quais tiveram a tarefa de (i) conceber, organizar e coordenar as diferentes sessões do Fórum; (ii) registrar, em formulário padrão da COEPE, as principais discussões e propostas apresentadas pelos painelistas convidados; (iii) redigir, em conjunto, um único texto, em forma de artigo, com o intuito de sintetizar as principais proposições apresentadas ao longo das cinco sessões de cada Fórum temático. Os dez artigos integrarão os anais da COEPE.

O segundo momento deu-se por meio dos Grupos de Discussão, aos quais coube a tarefa de, a partir dos relatórios de cada um dos Fóruns Temáticos, sistematizar as contribuições e definir as ações que o campus entende serem prioritárias nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. As proposições de cada campus foram registradas no próprio Documento-base, que, na sequência, foi enviado à comissão geral de sistematização da COEPE, a fim de compor um único documento, a ser discutido e aprovado na Conferência Final. Por fim, a terceira etapa dos trabalhos da COEPE, a Conferência Final, aconteceu em Chapecó, nos dias 02 e 03 de setembro, com a discussão e aprovação do Documento Final.


A seguir você poderá conferir o Regimento da COEPE, o Documento-Base e o Documento Final.