2014 – Relato da participação da CIS UFFS no VIII FNCIS

Título:

2014 – Relato da participação da CIS UFFS no VIII FNCIS

Data de Início do Informe:

2014-10-01

Data e Horário do Evento:

2014-10-01 00:20:00

Descrição:

O VIII Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão (FNCIS) foi sediado no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), entre os dias 8 e 10 de setembro de 2014. O evento reuniu as comissões responsáveis pelo acompanhamento, auxílio, pela fiscalização e avaliação da implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Ao todo, o Fórum reuniu 321 participantes entre membros das comissões internas, representantes sindicais e observadores de 124 instituições de todo o Brasil.

O IFES foi o primeiro Instituto Federal a sediar o FNCIS. O tema desta edição foi “Atuação da CIS: fortalecimento e possibilidades”. Ao longo dos três dias, os participantes debateram, em mesas-redondas, palestras e grupos de trabalho, a atuação e autonomia da CIS nas instituições, perspectivas e possibilidades do PCCTAE, o Plano Nacional de Qualificação, democratização, racionalização e dimensionamento, reposicionamento de aposentados e terceirização. Foi uma oportunidade importante de discussão e alinhamento quanto aos desafios e posicionamento da categoria nos aspectos técnicos e político sindicais.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFES, Denio Rebello Arantes, do diretor geral do Campus Vitória, Ricardo Paiva, da coordenadora da CIS-Ifes, Lucia Helena Pazzini, e do coordenador da seção local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe IFES), Antelmo Silva. Também compuseram a mesa de abertura o coordenador geral do Sinasefe, Alexandre Fleming, e os representantes das seções sindicais do Sinasefe em Santa Teresa, Miguel Trancoso, em Colatina, Marcos Silva, e em Alegre, Gerlândia Moura.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Lúcia Cazati, falou em nome do reitor da Instituição. Completaram a mesa a coordenadora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), Vanda Lucas, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da UFES, Alva Valéria Cuel, e o coordenador do VIII FNCIS, Weslley da Silva.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve representada pelo coordenador da CIS -UFFS 2014/2015, Jasiel Silvânio Machado Gonçalves, o qual participou ativamente das discussões e votações que delinearam as propostas da Carta de Vitória. O representante da UFFS integrou-se ao Grupo de Trabalho “Racionalização e Dimensionamento” e, durante as diversas plenárias, fez duas intervenções. Primeiro, pontuou a necessidade de democratização dentro de todos os espaços das Universidades e Institutos Federais, ressaltando também a necessidade de comprometimento e envolvimento de todos os integrantes das CIS no Fórum. Posteriormente, sugeriu que fossem sincronizadas as informações e articulações, envolvendo sindicatos, comissões locais de supervisão e Comissão Nacional de Supervisão (CNS), preferencialmente, por meio da criação de um sítio eletrônico integrado.

O representante da UFFS enfatizou também que as cartas de cada Fórum devem ser monitoradas por um check-list, visando medir o progresso de suas proposições e que as informações sobre os avanços e entraves devem fluir de forma rápida e atualizada entre todos os envolvidos, para que se consiga algum progresso significativo na carreira em possíveis negociações.

Ao final dos três dias, os participantes aprovaram a Carta de Vitória, que sintetiza as discussões realizadas no evento (aguarda-se para que mesma seja disponibilizada a todos). Também ficou decidido que haverá encontros regionais no primeiro semestre de 2015 e que a próxima edição do Fórum Nacional de CIS será em 2015, na cidade de Aracaju-SE, no segundo semestre.

Imagem: