Auxílios socioeconômicos

 

Auxílios socioeconômicos 2019

Os auxílios socioeconômicos têm por objetivo auxiliar no custeio das despesas relativas à alimentação, transporte, moradia e demais ações do PNAES listadas no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 7.234/2010, e são classificados em:
I – Gerais: compreendem os auxílios Alimentação 1 ou Alimentação 2 e Auxílio estudantil, os quais não necessitam de comprovação documental na análise socioeconômica.
II – Específicos: compreendem os auxílios Transporte I, Transporte II ou Transporte III, Creche e Moradia, os quais necessariamente precisam ser informados e comprovados na análise socioeconômica.

Conforme a Resolução nº 10/2016 – CONSUNI-CGAE, serão habilitados para inscrição nos auxílios socioeconômicos gerais, no semestre de ingresso, os estudantes ingressantes nos cursos de graduação:
I – pela modalidade de reserva de vaga, que:
a) tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita;
b) tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
II – por processos seletivos especiais, quando a renda for igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, desde que os editais de seleção estabeleçam critérios de análise de renda.

Para o ano de 2019, os valores, condições e critérios para seleção estão regulamentados no Edital 38/GR/UFFS/2019.

Auxílio-alimentação

O auxílio-alimentação é dividido em duas categorias: Auxílio-alimentação I, que objetiva auxiliar no custeio da alimentação de estudantes dos campi que possuem restaurante universitário em funcionamento; e o Auxílio-alimentação II, que tem por finalidade auxiliar no custeio da alimentação de estudantes dos campi que não possuem restaurante universitário em funcionamento.

Auxílio estudantil

O Auxílio estudantil tem por objetivo auxiliar no custeio das demais ações de assistência do PNAES, não contempladas pelos auxílios transporte, moradia e alimentação, com ênfase no custeio de material didático indispensável ao cumprimento do conteúdo programático necessário para o acompanhamento das atividades propostas pelos cursos de graduação.

 

Auxílio-transporte

O Auxílio-transporte é dividido em três categorias:
Auxílio-transporte I – destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado utilizado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes quando mensalmente esses gastos não ultrapassarem 8% do salário mínimo nacional ou, na inexistência de transporte público ou locado que atenda a necessidade de transporte do acadêmico, no custeio de comprovada utilização de transporte próprio ou compartilhado para deslocamento em função das atividades acadêmicas.

Auxílio-transporte II – destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado utilizado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes quando esses gastos mensalmente ultrapassarem 8% do salário mínimo nacional.
Para ter acesso a este auxílio, a situação deverá ter sido previamente informada e comprovada no cadastro socioeconômico

Auxílio-transporte III - destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes matriculados nos cursos de Educação do Campo (campus Laranjeiras do Sul e Erechim) ou Agronomia/PRONERA (campus Erechim) que residam a uma distância superior a 100 Km do campus universitário.

Auxílio-moradia

O Auxílio-moradia objetiva auxiliar no custeio de locação de imóveis ou pensionato realizada por estudantes que tenham mudado o local de residência para cursar a graduação na UFFS e cujo grupo familiar não esteja residindo na mesma cidade, exceto no caso de residir com o cônjuge que também tenha mudado o local de residência em função do seu acesso a um curso de graduação na UFFS.
Para ter acesso a este auxílio, a situação deverá ter sido previamente informada e comprovada no cadastro socioeconômico.

Auxílio-creche

Para ter direito ao Auxílio-creche, o/a estudante deve ser responsável legal por criança de até 04 anos de idade que resida no mesmo domicílio. Em caso de ambos os pais serem estudantes da UFFS, apenas um terá direito ao recebimento do auxílio.
Para ter acesso a este auxílio, a situação deverá ter sido previamente informada e comprovada no cadastro socioeconômico.

 

Inscrições para Auxílios Socioeconômicos 2019

As inscrições serão realizadas a qualquer tempo, exclusivamente pelo Sistema online com a utilização de usuário e senha pessoal, disponível no endereço http://sas.uffs.edu.br , até a data limite de 10 outubro de 2019.

Tutorial do sistema de inscrição dos Auxílios Socioeconômicos

 

Pedido de revisão - Auxílios Socioeconômicos

Em caso de indeferimento da inscrição, o recurso deve ser protocolado diretamente no sistema de inscrição dos Auxílios Socioeconômicos (on-line)

 

Formulários

Formulário de desligamento do estudante - Auxílios Socioeconômicos

Declaração de não recebimento de bolsas e auxílios de recursos PNAES na primeira graduação

Declaração de Impossibilidade de Rematrícula

Declaração de Residência

Formulário para pedido de revisão à PROAE