Auxílios socioeconômicos

 

Auxílios socioeconômicos 2018

Os auxílios socioeconômicos têm por objetivo auxiliar no custeio das despesas relativas à alimentação, transporte, moradia e demais ações do PNAES listadas no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 7.234/2010, e são classificados em:
I – Gerais: compreendem os auxílios Alimentação 1 ou Alimentação 2 e Auxílio estudantil, os quais não necessitam de comprovação documental na análise socioeconômica.
II – Específicos: compreendem os auxílios Transporte I, Transporte II ou Transporte III e Moradia, os quais necessariamente precisam ser informados e comprovados na análise socioeconômica.

Conforme a Resolução nº 10/2016 – CONSUNI-CGAE, serão habilitados para inscrição nos auxílios socioeconômicos gerais, no semestre de ingresso, os estudantes ingressantes nos cursos de graduação:
I – pela modalidade de reserva de vaga, que:
a) tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita;
b) tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
II – por processos seletivos especiais, quando a renda for igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, desde que os editais de seleção estabeleçam critérios de análise de renda.

Para o ano de 2018, os valores, condições e critérios para seleção estão regulamentados no Edital 48/GR/UFFS/2018.

Auxílio-alimentação

O auxílio-alimentação é dividido em duas categorias: Auxílio-alimentação I, que objetiva auxiliar no custeio da alimentação de estudantes dos campi que possuem restaurante universitário em funcionamento; e o Auxílio-alimentação II, que tem por finalidade auxiliar no custeio da alimentação de estudantes dos campi que não possuem restaurante universitário em funcionamento.

Auxílio estudantil

O Auxílio estudantil tem por objetivo auxiliar no custeio das demais ações de assistência do PNAES, não contempladas pelos auxílios transporte, moradia e alimentação, com ênfase no custeio de material didático indispensável ao cumprimento do conteúdo programático necessário para o acompanhamento das atividades propostas pelos cursos de graduação.

 

Auxílio-transporte

O Auxílio-transporte é dividido em três categorias:
Auxílio-transporte I – destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado utilizado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes quando esses gastos não ultrapassarem R$ 80,00 (oitenta reais) mensais ou, na inexistência de transporte público ou locado que atenda a necessidade de transporte do acadêmico, no custeio de comprovada utilização de transporte próprio ou compartilhado para deslocamento em função das atividades acadêmicas.

Auxílio-transporte II – destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado utilizado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes quando esses gastos ultrapassarem R$ 80,00 (oitenta reais) mensais.
Para ter acesso a este auxílio, a situação deverá ter sido previamente informada e comprovada no cadastro socioeconômico

Auxílio-transporte III - destina-se a auxiliar no custeio do transporte público ou locado para deslocamento em função das atividades acadêmicas dos estudantes matriculados nos cursos de Educação do Campo (campus Laranjeiras do Sul e Erechim) ou Agronomia/PRONERA (campus Erechim) que residam a uma distância superior a 100 Km do campus universitário.

Auxílio-moradia

O Auxílio-moradia objetiva auxiliar no custeio de locação de imóveis ou pensionato realizada por estudantes que tenham mudado o local de residência para cursar a graduação na UFFS e cujo grupo familiar não esteja residindo na mesma cidade, exceto no caso de residir com o cônjuge que também tenha mudado o local de residência em função do seu acesso a um curso de graduação na UFFS.
Para ter acesso a este auxílio, a situação deverá ter sido previamente informada e comprovada no cadastro socioeconômico.

 

Inscrições para Auxílios Socioeconômicos 2018

As inscrições serão realizadas a qualquer tempo, no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) dos campi, nos horários de funcionamento estabelecidos pelo setor em cada campus, até a data limite de 02 outubro de 2018. Para a inscrição, o estudante requerente dos auxílios socioeconômicos deverá estar munido dos seguintes documentos:

I - Formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado;

II - Cópia legível do cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta corrente individual, em nome do estudante, preferencialmente no Banco do Brasil, contendo banco, número da conta e agência para depósito. O comprovante dos dados bancários só será necessário para o primeiro acesso aos auxílios socioeconômicos ou no caso de alteração nos dados.

 

Pedido de revisão - Auxílios Socioeconômicos

Formulário destinado aos(as) estudantes que realizaram a inscrição para os auxílios socioeconômicos no mês corrente e tiveram sua inscrição indeferida.

Pedido de revisão - Auxílios Socioeconômicos

 

Formulários

Formulário de inscrição - Auxílios Socioeconômicos 2018 on-line

Formulário de inscrição - Auxílios Socioeconômicos 2018

Formulário de inscrição - Auxílios Socioeconômicos 2018 (PDF Editável) 

Pedido de revisão - Auxílios Socioeconômicos

Pedido de revisão - Auxílios Socioeconômicos (formulário on-line)

Formulário de desligamento do estudante - Auxílios Socioeconômicos

Declaração de não recebimento de bolsas e auxílios de recursos PNAES na primeira graduação

Declaração de Impossibilidade de Rematrícula

Formulário de Inscrição - Auxilio-ingresso 2018

Declaração de Residência - Auxílio-ingresso 2018

Formulário de Inscrição - Auxílio emergencial 2018