Sobre o Programa

O Programa Fronteira em Movimento tem por finalidade constituir a plataforma da atuação extensionista em sintonia com a missão e as diretrizes da UFFS. Busca fortalecer a mobilização e a interação da universidade com a comunidade e se vincula aos fins da instituição em contribuir com o desenvolvimento na sua região de abrangência.

O propósito do programa é que a sua execução proporcione efetivas contribuições aos grupos sociais envolvidos, que as campanhas a serem realizadas se constituam proposições alternativas aos processos que se apresentam na realidade constituída. Através da perspectiva interdisciplinar, o que pressupõe planos que perpassam da totalidade às especificidades dos objetos de ação, o Fronteira em Movimento se constituirá em articulação entre a extensão, o ensino e a pesquisa.

Presume contribuir com a sociedade em proposições que resultam do movimento de interação com a realidade e das condições apresentadas na realidade. A universidade se vincula ao contexto social inserido, desta forma, as ações planejadas e executadas sob a luz da ciência podem contribuir para o fortalecer o desenvolvimento, bem como tornar significativa sua presença, demandada nos grupos socialmente organizados ou desassistidos.