Jornadas 200 anos de Marx: marxismo e educação

Jornadas 200 anos de Karl Marx

Quando: De 26/março/2018, 19h00min até 21/maio/2018, 22h00min

Local: Campus Chapecó

Público: Estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade regional

Objetivo: Por ocasião da efeméride do bicentenário do nascimento de Karl Marx, as "Jornadas 200 anos de Karl Marx: marxismo e educação" constituem-se na proposição de um conjunto de atividades desenvolvidas por um coletivo de Centros Acadêmicos (Ciências Sociais, Geografia, História, Pedagogia e Letras) e que conta com apoio de professores e grupos de estudos e de pesquisa da UFFS e UFSC. Essas atividades objetivam a realização de seis conferências e um cine-debate, apresentados por professores convidados de três instituições de ensino superior, a saber, UFSC, UFFS e Unochapecó. O foco dessas palestras será com base em exposições sistemáticas acerca do legado metodológico de Karl Marx e de autores e intelectuais que, influenciados por essa perspectiva teórica, desenvolveram obras que abordaram a relação entre a educação e a sociedade. Esse conjunto de eventos tem por finalidade, sobretudo, aproximar os interessados (professores, estudantes, técnicos e comunidade regional) dos fundamentos da educação em uma perspectiva crítica marxista, pressuposto necessário para não somente a apropriação de chaves de compreensão da obra de Karl Marx, mas também para suscitar o debate com aqueles que estudam e pesquisam fenômenos e complexos no no campo da educação.

Realização: Coletivo de Centros Acadêmicos dos Cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Pedagogia e Letras, Grupo de estudos em trabalho e educação – GETRED/UFFS e Grupo de estudos e pesquisas em ontologia crítica – GEPOC/UFSC

Programação:

Dia: 26/03 – Auditório do Bloco B

19h às 22h - O método de Marx

Ministrante: Drª. Patrícia Laura Torriglia (UFSC)

Coordenação: acadêmica de Ciências Sociais Nathalia de Barros Tanzi

Dia 28/03 – Auditório do Bloco B

14h às 17h – Cine-debate "O Jovem Marx"

Debatedor:  Dr. Fábio Carminatti (UFFS)

Coordenação: Acadêmica de Letras Karoline Aparecida de Oliveira

Dia 06/04 – Auditório do Bloco B

19h às 22h - Gramsci e a educação