ÚLTIMOS DIAS – Oportunidade de estudos no Chile

Fachada da Universidade del Chile

Quando: De 05/abril/2018, 08h00min até 18/abril/2018, 17h40min

Local: Universidade de Santiago do Chile

Público: Estudantes dos cursos de Graduação – Licenciatura que estejam regularmente matriculados na UFFS. Para participar da seleção regida por este edital, o estudante deve atender aos seguintes requisitos: a) Possuir média geral do curso igual ou maior que 6 (seis); b) Ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das horas totais exigidas para completar o curso e não estar na última fase do curso no período previsto para mobilidade; c) Não estar com matrícula trancada ao longo do processo seletivo; d) Não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional enquanto aluno da UFFS; e) Não ter mais de 01 (uma) reprovação em cada um dos dois últimos semestres anteriores a esta seleção; f) Ter conhecimento de espanhol equivalente ao nível B1 do CEFR ( Common European Framework of Reference for Languages ).

Objetivo: Promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFFS e a Universidade de Santiago do Chile (USACH), proporcionando a estudantes uma experiência acadêmica internacional, contribuindo com a integração e internacionalização universitária.

Realização: Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica de Estudantes de Licenciatura, parceria entre o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Ibero americanos para Educação, Ciências e Cultura (OEI)

Programação:

Intercâmbio Estudantil

O intercâmbio acontecerá no segundo semestre de 2018, de acordo com o calendário acadêmico da USACH (13 de agosto a 15 de dezembro).
Reconhecimento dos créditos cursados no exterior (as matrizes curriculares estão disponíveis nas páginas dos cursos pretendidos na universidade de destino).

Até o dia 18 de abril, única e exclusivamente por meio eletrônico.
Os documentos devem ser enviados em formato de arquivo PDF para o e-mail internacional@uffs.edu.br, com confirmação de leitura.
No assunto do e-mail deve constar: Programa de mobilidade Paulo Freire, seguido do nome do candidato.

Exemplo: Programa de mobilidade Paulo Freire_João da Silva.

Na inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos:
a) Cópia de documento de identidade com foto;
b) Cópia atualizada do histórico escolar;
c) Comprovante de matrícula ativa;
d) Comprovante de proficiência na língua espanhola em nível B1 do CEFR, podendo ser aceita a comprovação de ter integralizado 300 horas de cursos de espanhol presenciais;
e) Comprovante de atividades de ensino, pesquisa ou extensão (não obrigatório);
f) Carta pessoal de motivação escrita em espanhol pelo próprio candidato (máximo 2 páginas - modelo anexo);
g) Carta de recomendação (máximo 2 páginas) elaborada e assinada por um professor do curso ao qual está vinculado;
h) Plano de estudos (modelo anexo) elaborado em conjunto com um professor indicado pela Coordenação do Curso ao qual está vinculado e assinado pelo Coordenador do Curso, de forma a garantir o reconhecimento dos créditos cursados no exterior (as matrizes curriculares estão disponíveis nas páginas dos cursos pretendidos na universidade de destino).
i) Atestado de vulnerabilidade econômica emitido pela Secretaria de Assuntos Estudantis do seu campus, quando for o caso.

Dos documentos listados, apenas a carta pessoal de motivação deve estar escrita em espanhol.
O candidato cuja documentação esteja incompleta ou incorreta terá sua inscrição indeferida.

Coordenador do Evento: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

Telefone de Contato: 49 20493140