Apresentação

 

 

A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica é um evento itinerante da UFFS promovido pela Diretoria de Pesquisa – DPE/PROPEPG em conjunto com as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) e reúne os resultados de projetos de pesquisa dos bolsistas vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT). Durante o evento, os estudantes bolsistas PIBIC e PIBITI/UFFS, PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI/CNPq, PROBIC e PROBITI/FAPERGS, PIBIC e PIBIT/Fundação Araucária apresentarão os resultados de suas pesquisas, sendo avaliados por pesquisadores da UFFS e representantes do CNPq.

O evento é direcionado principalmente para os estudantes bolsistas de projetos de pesquisa institucionalizados da UFFS, mas estudantes bolsistas de outras instituições de ensino e pesquisa também serão bem-vindos. A Jornada terá na programação, além das apresentações orais dos trabalhos, minicursos, palestras e atividades culturais. A partir de um evento dessa natureza, vê-se o crescimento do interesse pela pesquisa na comunidade acadêmica, especialmente entre os estudantes de graduação, preparando-os para a pós-graduação e formando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

Além disso, pretende-se que a publicação eletrônica “Anais da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica” com os trabalhos apresentados no evento seja um importante veículo de prestação de contas à comunidade acadêmica, contribuindo para divulgar para a sociedade o que se faz a favor do desenvolvimento científico do país e da região de abrangência da UFFS.

--> A VIII JIC será em 2018 no Campus Realeza