Orientações e Formulários

Nesta página estão disponíveis orientações acerca de fluxos da pesquisa, sistema PRISMA, perguntas frequentes, negativa de encargos, formulários e informações sobre certificados e declarações

 

1) Perguntas Frequentes(Prestação de contas de repasse de recursos ao pesquisador);

 


2) Fluxos

Abaixo segue fluxos acerca de projetos guarda-chuva, subprojetos, grupos de pesquisa e checklist de avaliação de projetos “guarda-chuvas”, de interesse dos pesquisadores, coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-graduação (CAPPGs) e Comitê Assessor de Pesquisa (CAP).

 


3) Sistema PRISMA

O sistema PRISMA é o atual sistema de gestão da pesquisa da UFFS utilizado pelas CAPPGs, CAP e Diretoria de Pesquisa.

Os pesquisadores podem seguir passo a passo as orientações disponíveis nos fluxos MP0119 e MP0120 para submissão de propostas de projetos “guarda-chuvas” e subprojetos.

3.1 Acompanhamento e realização de alterações em projetos “guarda-chuvas” e “subprojetos”

Além disso, para posterior acompanhamento e realização de alterações pelos pesquisadores, tais como inserção de anexos e gerenciamento de participantes, seguem orientações desta funcionalidade do sistema:

3.2 Esta ferramenta permite ao coordenador alterar participações em seu projeto (voluntários, bolsista, coordenador ou colaborador) e inserir anexos. Seguem breves orientações:

3.2.1. Inclusão de participante

Acessar o projeto na aba "Projeto" >"Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes". Ao clicar neste ícone, abrirá a página com as informações referentes aquele projeto para o qual será possível adicionar participantes e, quando for o caso, com suas respectivas documentações conforme as exigências do Regulamento da Pesquisa ou Editais.

Ao adicionar um participante (voluntário ou bolsista) que já esteja vinculado a outro projeto é necessário primeiro solicitar o encerramento desta participação, mesmo que com data futura.

Para os participantes voluntários em projetos "guarda-chuva" incluir como anexo o Plano de Trabalho (DPE-F03).

Ao adicionar participante colaborador deve-se informar os dados e breve descrição das atividades no campo "OBSERVAÇÕES".

3.2.2. Substituição de participante

Solicitar o encerramento da participação do bolsista ou voluntário de IC, anexar à solicitação o relatório de atividades do período, e em seguida adicionar o participante substituto de acordo com indicado nos itens acima.

IMPORTANTE:

  • Atentar-se a carga horária máxima ou os choques entre modalidades (ensino, pesquisa, extensão) conforme Instrução Normativa Conjunta nº 3/PROEC/PROGRAD/PROPEPG/2018.
  • As solicitações referentes  aos itens acima serão encaminhadas automaticamente para a fila de trabalho da CAPPG do campus, a qual fará o deferimento ou indeferimento do pedido.

3.2.3. Inserir anexos

Também é possível inserir anexos que não são relacionados a inclusão ou encerramento de "participações", como: relatórios de atividades, resultados finais, comprovantes de comitês e comissões.

a)para inseri-los, o coordenador acessará a aba "Projeto" > "Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes" na aba "Anexo", clicar no sinal "+" e no botão "+ Adicionar".

b)após inserir os anexos, encaminhar um e-mail simples à CAPPG informando que documentos foram anexados, pois esta ação no sistema, por enquanto, não encaminha o projeto para a fila de trabalho da CAPPG.

 


4) Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de Pesquisa

Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não somente a situação do participante no projeto.

Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema PRISMA.

Exemplo de situação do projeto de pesquisa, tela Sistema PRISMA:

 


5) Formulários

Para baixar os formulários em formato editável acesse o menu ao lado ou no link abaixo.