Apresentação

Visando contribuir com o progresso científico brasileiro e a formação acadêmica-científica, o grupo de pesquisa Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão soma-se aos demais centros de produção de conhecimento das universidades e centros de pesquisa nacionais.  As investigações realizadas abrangem temas ligados às organizações, suas estruturas, desenvolvimento, incorporação de inovações, utilização de estratégias e tecnologias de gestão, incluindo organizações públicas e privadas, autogestionárias e comunitárias, ligadas ao ambiente formal e informal, urbano e rural, vinculadas aos setores primário, secundário e terciário.

O grupo de pesquisa contribui com a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento e a administração, por vincular-se com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas e o curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, pertencendo à área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, conforme classificação do CNPq.

As pesquisas desenvolvidas subdividem-se em áreas temáticas, denominadas linhas de pesquisa, sendo elas:

Linha 1: Processos organizativos e estratégias

Busca colaborar com o avanço das pesquisas acerca das transformações dos processos organizativos e das estratégias dos diferentes tipos de organizações, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Linha 2: Inovação e tecnologias sociais

Visa desenvolver estudos voltados para a gestão, uso e aplicabilidade das tecnologias sociais como arcabouço teórico e conceitual, que suplementam e transformam a sociedade, viabilizando os processos de inovação e desenvolvimento na realidade na qual estão inseridas.

Linha 3: Estudos quantitativos

Desenvolve estudos com viés predominantemente quantitativo, nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, subsidiando os processos decisórios nas mais diferentes estruturas organizacionais. Por vezes inclui pesquisas qualitativas, que utilizam-se dos dados quantitativos como base.

Líder do grupo de pesquisa: Dionéia Dalcin

Vice-líder: Monize Sâmara Visentini

Consulte mais dados do grupo de pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes CNPQ, acessando o link: