UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Grupo de Pesquisa – Campus Chapecó

Laboratório de Pesquisa, Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde - LABITECS

Líder: Profa. Dra. Adriana Remião Luzardo - http://lattes.cnpq.br/7383142913781801

Vice-líder: Profa. Dra. Zuleide Maria Ignacio - http://lattes.cnpq.br/3383993231389819

O Grupo de pesquisa LABITECS é voltado à produção do conhecimento científico tendo como eixo central o tema da inovação e das tecnologias aplicados à área da saúde, construído para propiciar a elaboração e desenvolvimento de ferramentas que venham a qualificar ações em saúde, por meio de investigações realizadas com foco primário na epidemiologia, filosofia, gestão/gerenciamento, atenção e educação articulando soluções que envolvem ferramentas informacionais e digitais de comunicação aplicadas à saúde.

Os objetivos e as linhas de pesquisa foram construídos para propiciar a produção e desenvolvimento de ferramentas que venham a qualificar ações em saúde, por meio de investigações realizadas com foco primário na epidemiologia, filosofia, gestão/gerenciamento, atenção e educação articulando soluções que envolvem ferramentas informacionais e digitais de comunicação. Assim, pretende-se realizar articulação entre as linhas pesquisa de forma que se complementem e criem soluções inovadoras e tecnológicas para as necessidades de estudos preconizadas nas linhas de pesquisa.

A criação do LABITECS surgiu na tentativa de substituir as atividades, anteriormente,  realizadas no Grupo de Inteligência Artificial (GIA). As atividades de pesquisa e extensão deste grupo iniciaram em 2010, quando foi criado pela ação do Prof. Dr. Ilson Wilmar Rodrigues Filho, o qual era líder deste grupo. No momento de sua criação, o GIA estava voltado para a área da ciência da computação. Naquela ocasião, foi criada uma linha de pesquisa Inteligência Artificial Aplicada à Saúde, pensando na colaboração das colegas pesquisadoras da área da saúde.

Em 2017, o líder do grupo GIA desligou-se da instituição e sua liderança passaria a ser exercida por outro docente, no caso um docente da área da saúde. Desde que ocorreu esta mudança o grupo passou a ter maior aproximação com a área da saúde, transformando o foco que até então ligava-se às Ciências Exatas. A nova líder do grupo, Profa. Dra. Adriana Remião Luzardo, estudando e produzindo na área das tecnologias de forma mais abrangente, sentiu a necessidade de readequar a atuação do grupo de pesquisa e, em parceria com a Profa. Zuleide Maria Ignácio, propuseram um novo formato de grupo.

Dessa forma, nasceu a proposta de um novo grupo de pesquisa que desse continuidade aos projetos de inovação e tecnologias em saúde, mas que estivesse adequado aos interesses de pesquisa e às produções dos pesquisadores de uma forma abrangente e com maior aderência à área da saúde, incluindo as várias possibilidades que existem para além das tecnologias digitais.

A inserção acadêmica ocorre com estudantes de graduação, dos cursos de enfermagem, medicina e ciências da computação. Ocorre também com bolsistas de pesquisa e de extensão, bem como bolsistas voluntários. Há a participação de estudantes de pós-graduação e profissionais de saúde, envolvidos em projetos com temáticas ligadas às Linhas de Pesquisa com o propósito de contribuírem para o progresso da ciência e da resolução de demandas sociais tanto do município, quanto da região oeste de Santa Catarina.

A relevância social e para a área da saúde está na busca de soluções inovadoras capazes de contribuírem para qualificar as práticas de saúde, a formação profissional e o ensino de graduação e pós-graduação diante da pesquisa e produção do conhecimento científico. O grupo demonstra relevância também por envolver variadas categorias profissionais entre seus pesquisadores e estudantes, reforçando a interprofissionalidade e interdisciplinaridade entre seus membros e o trabalho em rede colaborativa de pesquisadores externos à UFFS, bem como nos demais campi da instituição.