Apresentação

 

A criação de periódicos científicos da UFFS se dá mediante a iniciativa de docentes de um ou mais cursos de graduação, de pós-graduação e de grupos de pesquisa devidamente certificados pela Instituição, mediante a submissão e aprovação do Projeto de Criação de Periódicos Científicos. Será considerado periódico ligado institucionalmente à UFFS aquele que tiver seu projeto de criação devidamente aprovado pelas instâncias competentes, nos termos da Política de Periódicos Científicos da UFFS. O Projeto de Criação de Periódicos Científicos deve considerar a cultura científica da(s) área(s) de conhecimento a qual se vincula e os critérios de avaliação e de indexação estabelecidos pela mesma(s).

A proposta deve ser apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, mediante autuação de Processo e inclusão do Formulário de Criação de Periódicos Científicos (F-0138), por meio do mesa virtual do SIPAC. Após a aprovação do projeto, o periódico é criado na Incubadora de Periódicos da UFFS.  A Incubadora tem por objetivo estimular o surgimento de novos periódicos científicos, por meio do fortalecimento das revistas que ainda não atendem plenamente aos requisitos exigidos para estarem hospedadas no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Os periódicos incubados receberão acompanhamento e orientações da equipe do Portal por um período de até dois anos, para que sejam realizadas as devidas adequações às normas e padrões editoriais. Um periódico estará apto a migrar da Incubadora para o Portal de Periódicos quando atingir os critérios indicativos de qualidade da produção científica estabelecidos pelo Qualis/Capes, correspondente ao estrato B3 da área de conhecimento a que pertence o periódico.