Programa


O Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos – PROHAITI, criado em parceria entre a UFFS e a Embaixada do Haiti no Brasil e instituído pela Resolução 32/2013 – CONSUNI, é um programa que visa a contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Tal acesso dar-se-á através da oferta de vagas suplementares preenchidas por meio de processo seletivo especial.

O aluno haitiano selecionado pelo processo seletivo especial será matriculado como aluno regular no curso de graduação da UFFS e estará submetido às regras do Regulamento de Graduação.

Em janeiro de 2014, através da Portaria 42/GR/UFFS/2014, é criada a Comissão Especial para Implantação do Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para estudantes Haitianos – PROHAITI, e em abril do mesmo ano, pela Portaria 448/GR/UFFS/2014, é criada a Comissão Permanente de Acesso e Acompanhamento à Educação Superior da UFFS para nacionais haitianos.

PROHAITI

O programa teve seu primeiro processo seletivo lançado em março de 2014 e oportunizou o acesso de 27 haitianos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade.

Atualmente são 35 alunos haitianos com matrícula ativa.

O PROHAITI objetiva qualificar profissionais que, ao retornar, possam contribuir com o desenvolvimento do Haiti.