Auditoras do Inep conferem dados para o Censo da Educação Superior na UFFS

Publicado em: 28 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

Nos dias 27 e 28 de abril, a UFFS recebeu duas auditoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para conferência, ajustes e validação dos dados informados no Censo da Educação Superior ano-base 2014. O trabalho, acompanhado pela pesquisadora institucional Cecilia Inez Duz de Andrade, foi realizado pelas docentes Marylucia de Souza Ribeiro, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Luciana Tavares Prado, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, com dados sobre os cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes. Também dispõem de dados sobre o quadro de docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa informados via sistema próprio.

Os dados são coletados por meio de questionários e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento, realizado no período de 09 de fevereiro a 10 de abril, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições.

Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados realizado pelas auditorias entre as universidades federais. “Após essa fase de conferência, que vai até o dia 15 de maio, o Censo é finalizado com a colaboração dos pesquisadores institucionais. Os dados oficiais são divulgados e a Sinopse Estatística tem previsão de ser publicada no final do mês de maio na página do Inep”, informa Cecilia de Andrade.

UFFS no Censo

A UFFS é uma das universidades participantes no processo de auditorias encaminhadas pelo Inep para verificação dos dados referentes ao Censo da Educação Superior no Brasil. Em 2014, a UFFS participou nos dias 22 e 23 de abril de auditoria na Universidade Federal da Grande Dourados, com o diretor de Sistemas de Informação Cassiano Zanuzo, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria. No dias 5 e 6 de maio foi a vez de Maiquel Tesser, chefe do Departamento de Controle Acadêmico representar a UFFS em auditoria na Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a Universidade Federal de São Paulo .