Comitê de Ética em Pesquisa da UFFS é recredenciado pela CONEP

Publicado em: 06 de agosto de 2015 09h08min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) recebeu uma boa notícia: seu primeiro recredenciamento foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A aprovação aponta que o Comitê institucional está trabalhando dentro da legislação específica e vem cumprindo com seus compromissos junto à pesquisa.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, todos os Comitês de Ética em Pesquisa devem, a cada três anos, solicitar recredenciamento junto à CONEP. “A solicitação de recredenciamento vai acompanhada de um considerável relatório sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão. A decisão favorável da CONEP indica que o CEP/UFFS está funcionando adequadamente e cumprindo com suas atribuições. O triênio em análise (2012-2015) foi marcado pela implantação, cujos desafios foram de toda ordem. Os desafios foram superados e outros ainda estão pela frente. Em termos institucionais, o importante é dispor no âmbito da UFFS um CEP em pleno funcionamento e devidamente credenciado pelos órgãos competentes. A comunidade acadêmica e os usuários podem dispor desse órgão na instituição para encaminhar seus projetos e protocolos".

O CEP/UFFS é formado por professores membros representantes de todos os campi da UFFS: Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo, Erechim, Passo Fundo e Chapecó e representantes dos usuários. Cadastrado na Plataforma Brasil desde o segundo semestre de 2012, o CEP vem analisando os projetos de pesquisa com seres humanos por este sistema desde então.

É através daPlataforma Brasil que, a qualquer tempo, o pesquisador poderá submeter o protocolo à análise do CEP (incluindo-se finais de semana, feriados, etc). A submissão, tramitação e acompanhamento dos projetos de pesquisa ocorrem totalmente on-line. O pesquisador não precisa vir até o CEP/UFFS para protocolar o projeto, anexar documentos, retirar pareceres de pendências, pois todos estes procedimentos são feitos pelo sistema da Plataforma Brasil.

O CEP/UFFS reúne-se periodicamente para relatoria e análise dos protocolos e emissão de pareceres, disponível na página do CEP no site da UFFS. Somente no ano de 2014 e1º semestre de 2015, 506 projetos de pesquisa foram avaliados com parecer consubstanciado.

O coordenador do CEP/UFFS, Ernesto Quast, faz uma avaliação dos trabalhos do Comitê até então. “No meu ponto de vista, o principal ganho foi a maior participação efetiva dos membros do CEP nas atividades realizadas por este Comitê. Conseguimos aumentar essa participação com a implantação das reuniões quase que quinzenais por videoconferência, no lugar de reuniões mensais presenciais, com membros de todos os campi da UFFS. Além da não necessidade de tempo e verbas para o deslocamento dos membros dos campi até Chapecó, pudemos inserir a participação dos membros suplentes como participantes efetivos na rotina do CEP. Isso contribuiu não só para uma melhor distribuição do volume de trabalho entre os membros do CEP, como permitiu a capacitação destes membros, que participam das reuniões juntamente aos membros titulares”, frisa.

Quast ainda destaca que as capacitações realizadas pelo CEP com os pesquisadores da Instituição também influenciou na apresentação de propostas de pesquisa de forma melhor elaborada, com menor quantidade de pendências e pendências de mais fácil resolução.

Nova capacitação no dia 26

No próximo dia 26 de agosto o CEP realiza, dentro do Programa de Formação em Pesquisa, desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, uma formação sobre a legislação, atribuições e fluxos do CEP/UFFS. O encontro será às 14h, no auditório da Unidade Bom Pastor, com transmissão via vídeoconferência a todos os campi.

O Módulo XIII do Programa será ministrado pelos professores Ernesto Quast e Valéria Silvana Faganello Madureira, coordenador e vice-coordenadora do CEP/UFFS. Para participar, é preciso inscrição prévia.