Conselho Curador da UFFS elege novo presidente e vice-presidente

Publicado em: 24 de março de 2016 00h03min / Atualizado em: 24 de março de 2016 01h03min

Os membros do Conselho Curador (Concur) da UFFS estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (23) para, entre outros assuntos, definir os ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidente para o primeiro ano da gestão que iniciou em janeiro de 2016 e termina em janeiro de 2018. A segunda sessão ordinária de 2016 foi conduzida pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, e compartilhada por meio de videoconferência entre todos os seis campi da Instituição.

Depois de uma rodada de apresentações dos participantes da reunião nos campi, foram indicados e aprovados os nomes de João Arami Martins Pereira, docente do Campus Laranjeiras do Sul, para presidente, e de Carmo Alex Rohrig, representante do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região, para ocupar o cargo de vice-presidente.

Outro ponto de pauta visto durante a Sessão foi a apresentação do Relatório de Gestão referente ao exercício financeiro de 2015, pelo diretor de Planejamento da UFFS, Luiz Victor Pitella Siqueira, e pelo pró-reitor de Planejamento, Charles Albino Schultz. Depois da apresentação foi composta uma comissão com a incumbência de emitir parecer sobre a Proposta de Execução Orçamentária da UFFS, a ser discutida na próxima sessão do Concur, marcada para o dia 30 de maio.

Para o presidente eleito, “diante de tais atribuições, os novos membros do Concur têm a possibilidade de enfrentar desafios e cumprir suas atribuições como órgão que faz parte do controle de recursos públicos, no sentido de tornar as contas públicas da UFFS ainda mais transparentes e compreensíveis”. Pereira tem a compreensão de que, com a soma das competências e esforços dos integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade regional, “é possível desenvolver ações que visem o alcance mais abrangente do interesse público”.

Sobre o Concur

O Conselho Curador é um órgão superior de controle e fiscalização da gestão econômico-financeira da UFFS, ligado à Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas do Conselho Universitário (Consuni). O órgão é formado por representantes da comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos e discentes), representantes da comunidade regional e representante do Conselho Estratégico Social (CES).

Entre as principais atribuições do Concur estão:

- Emitir parecer sobre a proposta de execução orçamentária da UFFS;

- Fiscalizar a execução orçamentário-financeira;

- Examinar, a qualquer tempo, os documentos da contabilidade da Universidade;

- Pronunciar-se sobre a prestação de contas do reitor e, quando for o caso, sobre as contas da gestão dos diretores de campus e de órgãos suplementares;

- Emitir parecer sobre projetos submetidos pela Reitoria que envolvam a utilização de fundos patrimoniais, operações de crédito ou a criação de fundos especiais, assim como doações e legados que criem encargos financeiros para a Universidade.