Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho planeja as ações para o biênio 2015-2016

Publicado em: 17 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

Em junho de 2014, o Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) aplicou a todos os servidores da UFFS a enquete “Como está sua saúde”. Durante o período, 697 servidores responderam às questões propostas. Com base nesses dados e na experiência adquirida com os projetos já implantados, além de dados extraídos nos relatórios do Sistema Siape-Saúde, o Departamento traçou um planejamento de atividades a serem praticadas durante o período de 2015 e 2016.

O planejamento tem como objetivo potencializar e planejar ações de prevenção e de promoção à saúde dos servidores, contemplando o que está estabelecido na Instrução Normativa 003/2013/SEGEP, referente à Política de Saúde e Segurança do Trabalho no âmbito da UFFS. A chefe do DQVT, Simone Knakievicz Prestes, informa que ainda em 2014 foram realizadas algumas ações que merecem destaque.

Uma delas foi a implantação de extensões do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS nos campi Cerro Largo e Laranjeiras do Sul e na agência do INSS da cidade de Joaçaba (SC). O planejamento agora é levar este serviço também aos campi Passo Fundo, Realeza e Erechim. As extensões do SIASS nos campi têm competência para realizar atendimentos de perícias médicas.

Uma nova edição do curso Saúde e Segurança do Trabalho também está no planejamento do DQVT, além da realização da III Semana da Saúde do Servidor, em conjunto com as Assessorias de Gestão de Pessoas dos campi. O Departamento pretende ainda levar o serviço de exames médicos periódicos para os demais campi da UFFS. O serviço iniciou em Chapecó e foi ofertado aos servidores do Campus Chapecó e da Reitoria, com adesão de 356 participantes.

De acordo com Simone Knakievicz, para o biênio 2015-2016 o DQVT pretende capacitar equipes multiprofissionais nos campi para a implementação do Programa de Atenção a Saúde e ao Bem-Estar do Servidor, priorizando ações pontuais e com cronogramas de atividades anuais preestabelecidos. “Temos ainda como metas a implantação da 'Campanha de pausas', no primeiro semestre de 2015, e a aquisição de equipamentos ergonômicos, como mouse pad gel, apoio gel para teclado e apoio para os pés”, informa.