Diretores de campus da UFFS participam de seminário na Câmara dos Deputados
O evento foi organizado pela Subcomissão Especial dos Campi Fora de Sede das Universidades Federais e Institutos Federais (IFES)

Publicado em: 23 de junho de 2018 08h06min / Atualizado em: 25 de junho de 2018 07h06min

Os diretores dos campi Chapecó e Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Lísia Regina Ferreira e Anderson Alves Ribeiro participaram, nesta semana, de mais um seminário da Subcomissão Especial dos Campi Fora de Sede das Universidades Federais e Institutos Federais (IFES), em conjunto com a Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A subcomissão foi instalada em 2017 e tem por objetivo reunir os diretores de campi das IFES para debater dificuldades e avanços do modelo de interiorização do Ensino Superior no Brasil. No encontro desta semana também participaram o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone, e o representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marco Antônio Juliatto. Além da reunião, os diretores também participaram do Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares.

O diretor do Campus Erechim, Anderson Alves Ribeiro, reforça que a participação nos seminários da subcomissão proporciona conhecimento sobre “o processo de expansão e interiorização do Ensino Superior e também é uma oportunidade de dialogar diretamente com os representantes do MEC, conhecendo as tendências e políticas em andamento. A UFFS, embora com muitos desafios à frente, está muito bem situada no processo de expansão, com bom desenvolvimento de seus campi e de sua estrutura”.

A diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, também avalia como positiva a representação da UFFS no evento e comenta sobre algumas temáticas: “reafirmamos a necessidade da ampliação do orçamento e das políticas educacionais para a manutenção e ampliação das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Instituições Federais de Ensino Superior no interior do país. Inclusive, o Fórum de Diretores de Campus (o qual teve sua criação encaminhada), solicitou em caráter de urgência a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que imputa o limite de gastos com a educação e saúde e compromete o funcionamento da Rede Federal de Ensino. Os diretores de campus continuarão mobilizados e articulados na defesa das IFES, com o objetivo de consolidar os campi do interior, que vêm ampliando o acesso à educação, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento regional, científico e tecnológico do país”, ressalta.

Sobre o encontro dos bacharelados e licenciaturas, Alves Ribeiro diz que ele propiciou “novos olhares sobre os processos formativos desenvolvidos no Brasil todo e sobre os debates necessários para a reformulação e inovação no sistema de ensino na universidade brasileira. Penso que a participação nestas atividades nos aproxima de discussões que estão sendo realizadas no Brasil e nos permite trazer para a Instituição essas pautas e, assim, qualificar e integrar nosso trabalho como gestores”, finaliza.

Participaram do seminário representantes dos campi fora de sede de IFES de 18 estados do país. Atualmente há 332 campi universitários: destes, 268 unidades estão fora das sedes. No caso dos institutos federais, são 41 instituições e 650 campi espalhados pelo país.

Galeria de Imagens: