Docente da UFFS é organizador de livro de imagens sobre Contestado

Diretoria de Comunicação

Publicado em: 20 de novembro de 2015 00h11min / Atualizado em: 20 de novembro de 2015 00h11min

O docente da UFFS, Delmir José Valentini, é um dos organizadores do livro “Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra”, editado pela Argos. O lançamento da publicação, a qual conta com mais quatro docentes no trabalho de organização, acontece na segunda-feira (23), a partir das 19h no Salão de Atos da Unochapecó (Avenida Atílio Fontana, 591 E, bairro Efapi, Chapecó).

O livro reúne textos introdutórios e uma série de imagens fotográficas contemporâneas e históricas sobre aspectos da região do Contestado, como fauna, paisagem, ocupação humana, religiosidade, extração de madeira e da própria Guerra do Contestado. As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores e selecionadas por meio de concurso. Já as imagens históricas fazem parte do acervo da família de Claro Gustavo Jansson, fotógrafo que percorreu a região contestada na primeira metade do século XX.

Delmir Valentini estuda há vários anos as questões que envolvem o Contestado e sua tese de doutorado na PUC/RS foi sobre “Atividades da Brazil Railway Company no Sul do Brasil: a instalação da Lumber e a Guerra na Região do Contestado”.