I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde inicia na quarta-feira (6) em Chapecó
O congresso é realizado pela UFFS, pela UnaM-ARG, pelo CEBES Núcleo Chapecó-SC e pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde

Publicado em: 04 de dezembro de 2017 14h12min / Atualizado em: 05 de dezembro de 2017 09h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó realiza, de 6 a 8 de dezembro, o I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde: em defesa dos sistemas universais de saúde (I CIPPS).

O objetivo é promover um espaço de reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos para construir e fortalecer princípios de justiça social das políticas públicas de acesso universal à saúde. O I CIPPS é organizado em três eixos temáticos: Planejamento e gestão dos sistemas de Saúde; Educação e formação em Saúde; e Saberes e práticas de atenção à Saúde.

Cerca de 1400 pessoas se inscreveram para participar do congresso, que tem atividades na UFFS – Campus Chapecó e no Centro de Evento Plínio Arlindo de Nês.

A programação do I CIPPS inicia no dia 6 dezembro com os minicursos e oficinas pré-congresso. Os 9 minicursos e as 10 oficinas acontecem no Campus Chapecó no período da manhã e da tarde. A exceção é um minicurso acontece na Secretaria Municipal de Saúde e uma oficina sobre plantas medicinas que acontece na Cooperalfa. Diversas instituições são responsáveis pelos minicursos e oficinas, elas puderam propor as atividades à organização do Congresso.

A abertura do I CIPPS acontece na quarta-feira (6) às 20h. A conferência de abertura é do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com o tema “Resistência e luta pelo direito à saúde”. Nos dias 7 e 8 dezembro a programação científica do congresso segue com a realização de mesas-redondas e as sessões coordenadas de apresentações de trabalho. Ao todo, 380 trabalhos foram aprovados para participação no Congresso.

Além da programação científica, uma programação cultural também integra o I CIPPS, com apresentações artísticas regionais, danças, corais, apresentações de voz, violão e violino, apresentação do Grupo Enferma-Ria e outros. Todas as atividades acontecem no Centro de Eventos.

O Congresso é organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES Núcleo Chapecó-SC), pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM)-ARG. O Congresso tem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó-SC, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), do Instituto de Saúde Coletiva (ISC)-BA, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-UFSC) e da REDEUNIDA, além de apoio financeiro do CNPq e da Fapesc.

Acesse mais informações na página oficial do I CIPPS e na fanpage do evento.