Inscrições abertas para a 4ª edição do Fórum das Ações Afirmativas das Universidades e Institutos Federais da Região Sul

Publicado em: 03 de outubro de 2017 10h10min / Atualizado em: 03 de outubro de 2017 10h10min

Interessados em participar da 4ª edição do Fórum das Ações Afirmativas das Universidades e Institutos Federais da Região Sul já podem realizar a inscrição. O Fórum, que ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, é uma iniciativa das instituições da Região Sul. O evento reúne gestores em ações afirmativas e se propõe como um espaço de compartilhamento de experiências, discussão para a consolidação das políticas de acesso e permanência e os desafios vivenciados, tanto na ordem estrutural, quanto nas relações sociais e na organização pedagógica.

O encontro é realizado anualmente de forma itinerante, e a última edição do Fórum aconteceu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As discussões estiveram relacionadas aos desafios das ações afirmativas na Graduação e Pós-Graduação, às políticas de permanência, à inclusão da população negra e indígena e dos povos e das comunidades tradicionais na Educação Superior e a gestão das ações afirmativas. Nesta edição, uma comissão institucional da UFFS, envolvendo representações das pró-reitorias, do Centro de Referência em Direitos Humanos e do Campus Chapecó, é responsável pela organização.

A edição realizada na UFFS – Campus Chapecó é organizada em quatro eixos: Monitoramento da Autodeclaração e atuação das comissões de verificação; Gestão das ações afirmativas, políticas de permanência e conviviabilidade; Cotas para pessoas com deficiência; Processos seletivos específicos realizados pelas instituições. Em cada eixo, uma instituição participante apresentará seu caso, apontando ações, desafios e dificuldades. Na sequência serão conduzidas discussões a respeito do tema. Durante o primeiro dia de evento (13), também está prevista uma mesa de debate com o tema “A participação/atuação dos movimentos sociais na dinâmica e consolidação das ações afirmativas”.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 5 de novembro neste link.

Outras informações pelo e-mail: ivforumacoesafirmativas@gmail.com ou pelo telefone: (49) 2049-3715

Dia 13 de novembro
13h30 – Abertura
14h – Eixo 1: Monitoramento da Autodeclaração e a Atuação das Comissões de Verificação