Inscrições abertas para curso “Educação em Direitos Humanos” promovido pelo CRDH/UFFS

Publicado em: 06 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

O Centro de Referência em Direitos Humanos Marcelino Chiarello da UFFS está com período de inscrições aberto para o curso de extensão “Educação em Direitos Humanos”. O curso será dividido em 11 módulos e terá certificação de 65 horas, sem custos para os participantes. Os encontros serão presenciais, no auditório da Unidade Bom Pastor, em Chapecó, das 13h às 18h.

As atividades serão conduzidas por membros do CRDH/UFFS e convidados de entidades ou instituições parceiras que atuam em direitos humanos. Durante as cinco horas dos encontros, serão realizadas oficinas constituídas de base teórica sobre o tema tratado e apresentação de casos concretos envolvendo direitos humanos para discussão com o grupo.

O curso de extensão tem a perspectiva de construir uma cultura de direitos humanos, com envolvimento de estudantes, professores, lideranças e representantes de entidades e instituições representativas da comunidade. Conforme o coordenador do CRDH/UFFS, Antônio Valmor de Campos, “o curso tem a intenção de preparar de forma adequada as pessoas para atuação em situações que envolvam violação dos direitos humanos”.

Os interessados em participar podem enviar um e-mail para o endereço direitoshumanos@uffs.edu.br, ou fazer contato pelo telefone (49) 2049.3135

Cronograma dos encontros

Dia 12 de maio de 2015 – Criminalização dos movimentos sociais (histórico da criminalização; formas de criminalização; vítimas dos movimentos; mecanismos para evitar a criminalização)

Dia 19 de junho de 2015 – Educação em direitos humanos na educação formal e não formal (Plano Nacional de Direitos Humanos – estudo e reflexões)

Dia 14 de julho de 2015 – Violência contra a mulher (principais crimes; índices de criminalidade; mecanismos preventivos; organização de redes de apoio)

Dia 12 de agosto de 2015 – Discriminação racial (prática de racismo; cotas raciais; escravidão no Brasil e no mundo)

Dia 02 de outubro de 2015 – Questão indígena (aculturamento; demarcações das terras indígenas; aspectos culturais e impactos na relação com os brancos)

Dia 17 de novembro de 2015 – Intolerância (intolerância religiosa; homofobias; minorias; desenvolvimento da cultura da tolerância)

Dia 08 de dezembro de 2015 – Direitos individuais e coletivos (Constituição Federal - 1988)

Dia 23 de fevereiro de 2016 – Plano Nacional de Direitos Humanos, como subsídio na prevenção da violência (discussão de projetos de educação em direitos humanos nas escolas e instituições)

Dia 29 de março de 2016 – A água potável e acessível: instrumento de consolidação dos direitos humanos (disponibilidade de água; qualidade da água; acesso democrático à água potável)

Dia 03 de maio de 2016 – Garantia dos direitos trabalhistas na perspectiva de superação do trabalho escravo e discriminações nas relações de trabalho (histórico dos direitos trabalhistas; evolução e desafios dos direitos trabalhistas; direito do trabalho na relação com a imigração da mão de obra);

Dia 15 de junho de 2016 – Qualidade ambiental como garantia dos direitos humanos (agressões ambientais; preservação ambiental; desafios da garantia da qualidade do ambiente para todos)