Orientações para mobilidade acadêmica em 2018.1 já estão disponíveis
O prazo para realização da inscrição inicia no dia 25 de setembro

Diretoria de Comunicação

Publicado em: 20 de setembro de 2017 08h09min / Atualizado em: 22 de setembro de 2017 09h09min

Os alunos interessados em participar do programa institucional de Mobilidade Acadêmica da UFFS devem ficar atentos: o prazo para inscrição inicia no dia 25 de setembro.

Os acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Graduação da UFFS poderão realizar mobilidade acadêmica de duas formas: Intercampi da UFFS e Nacional. A UFFS também oferece a oportunidade de Mobilidade Acadêmica Internacional, mas, para essa modalidade, é preciso aguardar a publicação de edital específico.

O primeiro passo para iniciar o processo é entrar em contato com a Coordenação do curso, para a qual deve manifestar o interesse em realizar a mobilidade. É a Coordenação que indicará o professor que auxiliará o estudante nos contatos com a Instituição ou com o Campus da UFFS para o qual deseja ir. O professor também auxiliará na confecção do plano de estudo que precisa ser apresentado.

A documentação necessária, o formulário de inscrição e o plano de estudo devem ser submetidos à Coordenação do curso, instância responsável pela aprovação do pedido. Após o deferimento, a documentação deve ser enviada à Diretoria de Políticas de Graduação, para que seja dado prosseguimento à solicitação.

O beneficiário de auxílios socioeconômicos na UFFS continuará recebendo o auxílio durante o período em que estará em mobilidade, desde que não seja beneficiado por outra bolsa ou auxílio.
O estudante que tiver interesse em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ANDIFES, precisa observar algumas especificidades:

- de acordo com o estabelecido no convênio, a instituição de destino deverá estar localizada em Estado da federação diferente do Campus de origem do estudante;
- o Programa exige que o estudante tenha concluído, pelo menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem e tenha, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
- o estudante participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na disciplina pretendida;

O estudante em mobilidade pelo programa Andifes receberá uma bolsa no valor de R$ 3 mil, pagos em cinco parcelas. Para o semestre 2018.1 ainda não há confirmação do número de bolsas disponibilizadas para a UFFS.

A Diretoria de Políticas de Graduação conferirá a documentação exigida e verificará se o estudante atende aos pré-requisitos. Atendidas as exigências, a Diretoria emitirá uma carta de apresentação do estudante e encaminhará o pedido à respectiva IFES ou ao Campus da UFFS de interesse do estudante. Após manifestação da IFES ou do Campus da UFFS, a Diretoria entrará em contato com o estudante e a Coordenação do Curso para informar o resultado.

As inscrições para Mobilidade Acadêmica seguem até o dia 20 de outubro. O ingresso é válido para o primeiro semestre de 2018.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail modilidadeacademica@uffs.edu.br

RESOLUÇÃO Nº 2/CONSUNI CGRAD/UFFS/2015 – Institui a Política de Mobilidade Acadêmica e normatiza os procedimentos para a adesão dos programas de mobilidade acadêmica no âmbito dos cursos de graduação da UFFS.

Formulário - mobilidade intercampus

Formulário - mobilidade nacional