Seminário Internacional destaca importância da interdisciplinaridade: UFFS é uma das organizadoras

Publicado em: 28 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

Trabalhar pela cooperação, apostar na inserção de egressos para que permaneçam articulados com a universidade, estimular projetos estruturantes de pesquisa integradora. Estes são alguns desafios colocados às Universidades de modo a contemplar concepções e processos interdisciplinares, preparando-se para o complexo desafio da contemporaneidade.

Este foi o consenso a que chegaram os participantes e convidados por ocasião da abertura do Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE-SUL) realizado pela UFFS, UFSC, UFPR e pelo Fórum de Pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) em Florianópolis. A interdisciplinaridade, que aposta no diálogo com o outro, foi apontada como importante fator de produção e equidade social. “Um mundo novo e complexo exige pessoas com formação diferenciada. O conhecimento disciplinar continua importante, mas o olhar e ação interdisciplinares estão comprometidos com a inovação, com a equidade e o conhecimento gerado à sociedade, este é um verdadeiro desafio às universidades”, afirmou o palestrante Arlindo Philippi Jr., professor da Universidade de São Paulo (USP).

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, participa da mesa redonda “Experiências de Institucionalização da Interdisciplinariedade nas IES”; o professor Pedro Ivan Cristofolli, participa da mesa “Interdisciplinariedade, Extensão Universitária e Educação Não-formal” nesta terça-feira (28). Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol coordena a mesa redonda “Qualificação da Pós-Graduação na Região Sul: avanços e desafios”, na próxima quarta-feira (29).

O SIIEPE-SUL acontece na UFSC e estende-se até dia a próxima quinta-feira, 30 de abril, concomitantemente ao Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (FOPROF SUL) e a Jornada de Coprodução Digital, evento de cocriação interdisciplinar de modelos de negócios. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas através do endereço http://www.siiepe2015.ufsc.br/