Solenidade de implantação do primeiro Doutorado Interinstitucional da UFFS será na quinta-feira (7)

Publicado em: 04 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

Em 2014, a UFFS aprovou os primeiros dois doutorados interinstitucionais (DINTER) pela Capes. Um deles, em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), terá a solenidade de implantação na quinta-feira (7), a partir das 9h, no auditório do Bloco dos Professores do Campus Chapecó. À tarde, às 15h, no mesmo local, acontece uma aula inaugural proferida pelo professor doutor José André Peres Angotti, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Doutorado Interinstitucional em Educação Científica e Tecnológica foi aprovado em proposta conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades serão realizadas às quintas e sextas-feiras, de acordo com o calendário do curso, no Campus Chapecó. O projeto prevê um estágio obrigatório de 12 meses na sede do PPGECT/UFSC. Esse período pode ser fracionado em 3 + 9 meses ou 6 + 6 meses ou 9 + 3 meses.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, o Doutorado Interinstitucional em Educação Científica e Tecnológica é o primeiro doutorado a funcionar na UFFS, com aulas regulares e pesquisa. “Estamos efetivando uma ação aprovada ainda na Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) e também prevista pelo Plano de Desenvolvimento Institucional. Buscamos um DINTER na área de Educação Científica e Tecnológica com o propósito de atender uma necessidade institucional, especialmente dos cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Química e Física”, relata Trevisol.

A busca pelo PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina como programa proponente, segundo o pró-reitor, foi devido à larga experiência acumulada e à qualidade do corpo docente e do curso no seu todo, avaliado pela Capes como programa de Conceito 6. “Tanto as instituições (UFSC e UFFS), quanto os treze doutorandos estarão envolvidos nos próximos quatro anos num projeto de grande importância, para o presente e o futuro da Universidade”, avalia Joviles, para quem a formação docente, em qualquer nível, é essencial para a qualificação da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão. “A política de capacitação docente que estamos implementando na UFFS nos permitirá ter, até 2018, mais de 80% dos docentes com doutorado”.

Confira a lista dos 13 docentes da UFFS selecionados no processo seletivo no endereço www.ppgect.ufsc.br

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Linhas de Pesquisa:

- Formação de Professores