UFFS divulga texto-base da 1ª Conferência das Licenciaturas e Fórum das Licenciaturas

Diretoria de Comunicação

Publicado em: 23 de novembro de 2015 00h11min / Atualizado em: 23 de novembro de 2015 00h11min

Depois de um período de discussões e envolvimento da comunidade acadêmica e regional dos seis campi da UFFS, foi elaborado o documento que servirá de base para a etapa de avaliação da 1ª Conferência das Licenciaturas da UFFS – Construindo a Política de Formação de Professores e do Fórum das Licenciaturas. Agora o texto inicial segue para análise da plenária da Conferência, a qual acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Campus Chapecó.

Durante a Conferência haverá leitura, debate e intervenção no texto-base pelos cinco Grupos de Trabalho constituídos com o objetivo de avaliar a trajetória das licenciaturas desde o início das atividades acadêmicas, em 2010. Os GTs vão reunir-se para discussão em torno dos seguintes temas: 1) Projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) das licenciaturas: inovação pedagógica, perfil do egresso, entre outros aspectos; 2) Política de ingresso/permanência, evasão e retenção: avanços e fragilidades; 3) Quadro docente das licenciaturas: titulação, produção, política e ações de formação continuada dos professores de licenciaturas na UFFS; 4) Gestão pedagógica dos cursos de licenciatura: o papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE), dos colegiados e do coordenador do curso; 5) A relação das licenciaturas com a Educação Básica e com a comunidade regional: estágios, extensão, formação continuada, pesquisa, PIBID, entre outros.

De acordo com o diretor de Organização Pedagógica da UFFS, Derlan Trombeta, o que será avaliado durante a Conferência é o texto preliminar de avaliação realizado pelos cinco GTs na primeira etapa que aconteceu nos campi da UFFS, “organizado por um comitê institucional especialmente para apreciação na plenária que acontece na quinta e sexta-feira próximas”. Depois desta rodada de discussões, o documento será avaliado em mais uma série de encontros nos campi previstos para o primeiro semestre letivo de 2016. A 4ª e última etapa de construção do documento acontece em outubro de 2016, em nova plenária multicampi para aprovação da versão final.