UFFS é parceira em evento de confraternização e reflexão afrocultural

Publicado em: 19 de novembro de 2015 00h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2015 00h11min

O evento “Confraternização e Reflexão Afrocultural” acontece durante o domingo (22) e é parte da programação da Semana de Consciência Negra. A UFFS é uma das realizadoras, juntamente com o Grupo de Estudos sobre Imigração para a Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). O evento tem apoio ainda do Centro de Referências em Direitos Humanos Marcelino Chiarello.

A UFFS tem participação em, pelo menos, três momentos. Pela manhã, o acadêmico participante do Processo Seletivo Especial para Estudantes Haitianos (PROHAITI), Chrislyn Bastien Joseph, falará sobre “A História da Primeira República Negra do Mundo – Haiti”. À tarde, o estudante do curso de Ciências Sociais da UFFS e coordenador da União de Negros pela Igualdade (Unegro) de Santa Catarina, Genival Conrado, apresenta um panorama da situação do negro na região Oeste de Santa Catarina, aproveitando a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. Encerra a participação da UFFS o relato sobre as atividades do Núcleo Acadêmico Afrodescendente, com a estudante Jéssica Teixeira, representando o DCE.

Ainda na programação o painel “Devolutiva da Pesquisa – Migrações Transfronteiriças: Fortalecendo a Capacidade do Governo Brasileiro para Gerenciar Novos Fluxos Migratórios", com os docentes da PUC Minas Gerais Duval Magalhães Fernandes e Maria Consolação Castro, integrantes da Organização Internacional para a Migração (OIM).

Sobre o apoio da UFFS a eventos que privilegiem e que contemplem a diversidade cultural e a discussão de suas nuances, a diretora de Cultura da UFFS, Marlei Dambros, diz que “apoiar espaços que valorizam a diversidade cultural e o debate das questões sociais é fortalecer a materialidade do popular, presente nos princípios da UFFS”.

O evento Confraternização e Reflexão Afrocultural inicia às 10h30 e acontece no Eco Eventos, situado na rua Balduino Nick Nick, 400 E – Cabeceira da Barragem, Chapecó (acesso pela rua Araras).